A CNN Brasil finalmente conseguiu se transformar em uma empresa lucrativa. Pela primeira vez desde que entrou no ar, no início de 2020, o canal fundado por Rubens Menin terminará o ano tendo um quadro financeiro superavitário — ou seja, teve mais receitas do que despesas.
O feito, inédito nos cinco primeiros anos de operação da companhia, acontece em um ano particularmente difícil para o mercado televisivo, que terminará 2024 com cortes em praticamente todas as emissoras.
A rede de notícias, porém, irá na contramão de suas rivais: o bom momento financeiro estimulará a criação de mais um canal brasileiro com a marca CNN , cuja estreia deverá acontecer já em 2025. A coluna apurou que o conglomerado presidido por João Camargo já iniciou estudos para o lançamento do CNN Sports, que será o terceiro canal de televisão administrado pela Novus Mídia — nome da empresa que administra a operação brasileira do canal de notícias.
O CNN Money, lançado há cerca de dois meses, se firmou comercialmente em tempo recorde e virou uma referência de conteúdo confiável para investidores. Na internet, o reestruturado portal de conteúdo da companhia atingiu novos recordes de audiência e de faturamento, se firmando como um dos maiores produtores de conteúdo digital no país, atrás apenas de players estabelecidos há décadas.
O anúncio do primeiro ano “no azul” da CNN Brasil foi feito no final da tarde desta quarta-feira (18) por Virgílio Abranches, vice-presidente de Jornalismo, Conteúdo e Operações da emissora. Ele convocou os profissionais das duas redações do canal, em Brasília e em São Paulo, para uma longa conversa em retrospectiva dos momentos vividos pela empresa em 2024.
CNN Sports é um sonho antigo da empresa
O lançamento de um canal esportivo com a marca CNN , segundo apurou a coluna, é um desejo antigo de Rubens Menin. O empresário, mesmo antes de se tornar investidor do setor de comunicação, já era um dos grandes mecenas do Atlético-MG, principal clube de futebol de Minas Gerais.
A rádio Itatiaia, outra de suas empresas, tem uma forte cultura na cobertura esportiva, que passou a ser valorizada pelo canal de notícias em 2023, com a contratação de Benjamin Back. O seu programa dominical, que segue os mesmos moldes do Fox Sports Rádio (2012-2021) virou líder de audiência entre as redes noticiosas e conta com bons anunciantes.
O futuro CNN Sports, porém, não será apenas um canal de análise esportiva — que é um dos principais focos atuais da editoria na programação da principal emissora do conglomerado. A empresa quer entrar na disputa pela compra dos direitos de transmissão de diversos eventos esportivos, não se restringindo apenas aos torneios de futebol. Há uma avaliação interna de que o futuro da televisão passa cada vez mais por conteúdos ao vivo e grandes eventos.