
Se você está procurando uma série que combina suspense e drama, temperada por uma trama política, vai aqui uma boa sugestão: Iosi, o espião arrependido. Temos duas temporadas disponíveis na plataforma Prime Video da Amazon, com oito episódios em cada uma.
O enredo
A história parte de fatos reais que são trabalhados ficcionalmente. O roteiro foi baseado no livro homônimo escrito pelos jornalistas Miriam Lewin e Horacio Lutzky, lançado do pela editora Sudamericana. A obra conta a história de um agente policial, chamado José Pérez, que nos anos 80 foi infiltrado na comunidade judaica de Buenos Aires. A sua ação de espionagem contribuiu para o atentado à embaixada israelense, em 1992, e também ao prédio da AMIA (Associação Mutual Israelita Argentina), no ano de 1994. Depois desses acontecimentos, o policial se arrependeu, deixou de ser espião e atualmente está inserido em um programa de proteção a testemunhas usando outra identidade.
O ator Gustavo Bassani é o protagonista Iosi, recrutado para infiltrar-se na comunidade judaica com o objetivo de descobrir o chamado "Plano Andinia", uma suposta conspiração contra o estado argentino, conforme a qual a Patagônia seria ocupada, criando um segundo estado judaico. Para ser aceito como um autêntico judeu, Iosi chegou a estudar hebraico, ser conhecedor da religião, das tradições judaicas, de sua cultura e história, além de namorar a filha de um destacado membro dessa comunidade na Argentina.
A trama
A narrativa da série se passa em três momentos distintos: em 1985, 2000 e 2006. Os relatos ocorridos em cada um desses anos correm em paralelo, fazendo com que o espectador vá construindo a história do espião, seu arrependimento e seu porquê. Os elementos fornecidos em cada um desses anos partem da origem de um determinado problema em 1985 e suas consequências históricas nos dois outros anos em que se passa a trama.

O diretor
A série Iosi, o espião arrependido é dirigida por Daniel Burman, cineasta argentino de renome, conhecido principalmente por abordar em suas obras temas ligados às questões judaicas. Ele é descendente de judeus poloneses e nasceu na cidade de Buenos Aires.
Muitos dos filmes de Burman foram exibidos em cinemas brasileiros, como Esperando o Messias (2000), O abraço partido (2004), que lhe rendeu o Urso de Prata no Festival de Cinema de Berlim, e Direito de família (2006). Vários críticos de cinema veem em sua obra uma nítida inspiração na filmografia do diretor estadunidense Woody Allen.
Assista aqui o trailer da série:
Uma ressalva: a narrativa de Iosi, o espião arrependido, em alguns momentos, é um pouco lenta, mas isso ajuda o espectador a analisar os fatos, conforme vão ocorrendo, e entender os relatos que são apresentados de forma paralela. Independentemente disso, vale a pena ser assistida, pois é um drama cheio de suspense, tendo a política como pano de fundo.
Esta coluna é um espaço destinado à cultura e músicas latinas. Mais informações sobre esses temas você encontra em www.ondalatina.com.br e o Canal Onda Latina: https://www.youtube.com/@canalondalatina