Assessor de investimentos advogado e educador ambiental Charlles Di
Reprodução Divulgação
Assessor de investimentos advogado e educador ambiental Charlles Di

O desenvolvimento de ações sustentáveis é uma das grandes preocupações de autoridades de todo o mundo. Anualmente, líderes e especialistas em energia e fontes de consumo se reúnem para tentar fomentar novos padrões na sociedade, com a preocupação de questões econômicas, sociais e ambientais que promovem o equilíbrio do planeta. 

“A base do consumo consciente é a conscientização de que o uso de recursos naturais, bens materiais e energia implica custos econômicos, ambientais e sociais, e que a contribuição de todos é essencial para garantirmos a sustentabilidade do planeta”. 

Quem explica isso é o ativista e educador ambiental Charlles Di. Segundo ele, o consumidor consciente é todo aquele que se interessa pelos impactos do que é produzido e consumido. Isso começa desde a escolha do que comprar e, além disso, no descarte desses produtos com compromisso no desenvolvimento socioambiental. 

 “O consumo consciente nada mais é do que equilibrar a satisfação pessoal e a sustentabilidade global na hora dos gastos. O indivíduo deve decidir o que consumir, por que consumir, como consumir e de quem consumir, tudo isso levando em conta as repercussões pessoais, na economia e na natureza”, conta Charlles Di. 

Recentemente, o novo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou a criação de uma Secretaria de Transição Energética. De acordo com ele, a intenção é desenvolver políticas para um consumo sustentável e racional no Brasil. Mas para além das ações governamentais, existem práticas simples que qualquer pessoa pode realizar e que têm grande impacto dentro de casa. Confira! 

-        Reutilize sempre!  Garrafas de vidro, garrafas pet e outros produtos podem virar vasos para as plantas, além como a caixa de papelão casa muito bem como um pote para guardar objetos;  

-        Evite hábitos de desperdício:  Identifique hábitos que acabam sendo nocivos. Deixar a luz acesa e banhos demorados podem potencializar o excesso do uso de água e energia elétrica; 

 -        Privilegie marcas com ações sustentáveis , pois dessa forma você estará incentivando boas práticas sociais e ambientais das empresas. 

 Sobre Charlles Di: 

Charlles Di se identifica com a luta pela proteção do meio ambiente e das pessoas e animais que ali vivem. Fenômeno nas redes sociais, o ativista e educador ambiental têm mais de 1,1 milhão de seguidores no Instagram, onde ele interage e promove ações coletivas motivadas por identidade compartilhada de preocupação com questões socioambientais.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!