Dra. Raquel Menezes é especialista em emagrecimento
Divulgação
Dra. Raquel Menezes é especialista em emagrecimento

Para que um corpo esteja saudável, ele necessita que cada órgão funcione da melhor forma. Por isso, os hormônios produzem substâncias, como o estrogênio, que ajudam nesse quesito. Ele é essencial para as mulheres, estimulando na formação das curvas do corpo, crescimento das mamas, no período fértil, no crescimento dos pêlos pubianos, além de manter os níveis de glicose estáveis.

Com todos os benefícios que o hormônio pode proporcionar, a doutora  Raquel Menezes afirma que ter esses níveis desequilibrados pode trazer consequências indesejáveis.

Seu excesso aumenta os riscos de miomas, nódulos, câncer de mama e endométrio, trombose, irritabilidade e alteração do sono. Já o seu déficit causa alteração do humor com sintomas depressivos, ciclos menstruais irregulares, fadiga, dificuldade de concentração, insônia, ganho de peso e ossos mais fracos.

Lembrando que o estrogênio também existe no corpo dos homens, mulheres trans, crianças e mulheres na pós-menopausa. Como eles não possuem ovários que todo mês liberam óvulos, o estrogênio é produzido nos tecidos adiposos, ossos, pele, fígado, glândula adrenal e testículos.

Mas como conseguir regular os níveis hormonais? De acordo com a profissional, o primeiro passo é procurar um profissional adequado que ajude a ter um estilo de vida equilibrado com a prática de atividade física e uma alimentação rica em vegetais. Controlar o estresse e manter a regularidade do sono também auxiliam na manutenção dos níveis hormonais adequados.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!