Edson Urubatan, influenciador com mais de um milhão de seguidores nas redes sociais, além empreendedor de destaque na área da educação, atribui parte do seu desempenho profissional à prática esportiva diária. De acordo com estudo realizado pela Universidade de Bristol, participantes da pesquisa que realizavam atividades regulares mostraram um poder de concentração 21% maior, 41% mais motivação para trabalhar e 25% terminaram suas tarefas antes do tempo, quando comparados a participantes sedentários.
“Sinto os reflexos da atividade física no dia-a-dia. É possível se sentir muito mais disposto, aquela sensação de dopamina quando você acaba de correr, por exemplo, ou fazer outra atividade, você começa o dia com a cabeça muito mais centrada para resolver os problemas, além de estar com a energia dosada, o que ajuda a tomar boas decisões”, afirma o empresário.
Entre os quatro esportes praticados, Dr. Edson destaca a corrida como o favorito em termos de benefícios, desde o bem-estar até a produtividade. “Trata-se de uma atividade que me leva a conhecer lugares novos, posso praticar com a minha esposa e curtir o momento com ela.”, relata. “A corrida é como uma terapia. Enquanto você corre, vem na sua mente flashes da vida, o que você planeja para o futuro, entende variáveis que estão acontecendo, cria soluções. Quando você termina, está com o corpo e a mente aquecidos para enfrentar o dia. É assim que me sinto”.
Àqueles que estão iniciando na prática de atividade física para melhorar a saúde mental e o desempenho profissional, apesar de ser fã da corrida, Urubatan alerta que a prática requer atenção, principalmente para quem está começando. “Correr é fantástico e eu sou realmente apaixonado. Além de tudo é um esporte democratico, mas é importante tomar cuidado e começar devagar. Comece caminhando e se possível, com auxílio de um profissional”.
O segundo passo, para o atleta, é fortalecer. “Meu professor me alertou sobre a importância de malhar membros inferiores. Quadríceps, panturrilha, glúteos, e eu sinto a diferença na minha rotina, por isso não abro mão de fazer musculação todos os dias. Não fazemos ideia de que o treino de glúteos, por exemplo, pode ajudar a fortalecer o joelho”, destaca, novamente dando ênfase à importância do acompanhamento profissional de um personal trainer.
Por último, o empresário afirma que a alimentação impacta diretamente na rotina de atividades. “Se você quer estar bem disposto, buscando serotonina, pronto para viver o dia, se alimentar bem é a base e é o que funciona para mim. Se como muito, me sinto pesado, mas se como pouco, me sinto fraco e a atividade deixa de ser prazerosa. Então ter uma alimentação balanceada é fundamental, uma coisa puxa a outra”, conclui.
Em junho, lançará no Brasil dois livros de Neurociências e a sua aplicação na educação.