Crítica internacional se empolga e vê referências cinematográficas em "Bacurau"
Crítica internacional se entusiasmou com o novo filme de Kleber Mendonça Filho e enxerga variadas referências cinematográficas na obra
Por Reinaldo Glioche |
Exibido em sessão de gala na última quarta-feira (15) em Cannes, mais prestigiado e famoso festival de cinema no mundo, "Bacurau"teve recepção tremendamente positiva por parte da crítica internacional.
Os veículos dos EUA, costumeiramente reticentes ao exercício de gênero por cineastas estrangeiros (vide a relação conflituosa com o indiano M. Night Shyamalan) recebeu "Bacurau"
com reservas, mas de maneira geral a produção caiu no gosto da crítica.
Leia também: Com fantasia e terror gore, "Bacurau" causa sensação em Cannes
O longa, descrito como um western ambientado no Nordeste com elementos de fantasia e terror gore, é o segundo de Kleber Mendonça Filho na competição oficial em Cannes. O primeiro foi "Aquarius" em 2016. Ex-crítico, o amor de Mendonça Filho pelo cinema já era notório mesmo antes dele estrear no ofício de cineasta, mas este filme talvez seja o que melhor mimetize essa condição.
Você viu?
Quem expressa isso é a crítica internacional que salpicou referências cinematográficas que vão de Akira Kurosawa a Eli Roth. Abaixo, a coluna selecionou algumas das muitas referências, entre filmes e cineastas, atribuídas a "Bacurau" pela crítica presente em Cannes .
- David Lynch
- "Por um Punhado de Dólares" (1964)
- "Os Sete Samurais" (1954)
- "O Albergue" (2006)
- "Tieta do Agreste" (1996)
- "Assalto ao 13º DP" (1974)
- Clint Eastwood
- Dario Argento
Leia também: "John Wick 3" amplia universo da franquia e apresenta cenas de ação alucinantes
Assista abaixo ao teaser do filme que ainda não tem previsão de estreia no Brasil