A Casa de Francisca , espaço musical no Palacete Teresa, em São Paulo, recebe na próxima sexta-feira (03) às 22h, a Orquestra Munda Refugi, formada por músicos refugiados e imigrantes de diversas partes do mundo como Síria, Palestina, Irã, Congo, Guiné, Haiti, Cuba, França e China. A apresentação irá contar com um repertório especial, “Caravana Refugi”, com interpretação de grandes clássicos de Chico Buarque de Holanda. 

Leia também: Mulheres negras urgem empoderamento feminino e lutam contra racismo pela música

undefined
Divulgação
Orquestra Mundana Refugi é destaque na coluna Bastidores


Em entrevista ao iG Gente, o idealizador do projeto, Carlinhos Antunes, revelou que a Orquestra Mundana Refugi tem como objetivo abrir novos caminhos para refugiados e imigrantes, que muitas vezes não vivem em países que estão em guerra, mas sim vivendo em miséria absurda.

Os músicos estrangeiros que compõem o grupo surgiram no projeto REFUGI, ação de Carlinhos juntamente com a assistente social Cleo Regina para comemorar o aniversário de 15 anos da Orquestra Mundana. 

Oferecendo oficinas de músicas gratuitas, bate-papos e debates em parceria com o Sesc Consolação, um dos principais objetivos do projeto foi contribuir para a diminuição das barreiras do preconceito e de gerar conhecimento, promovendo o encontro e a troca de experiência entre pessoas.

Reconhecimento internacional da orquestra

undefined
Divulgação
Orquestra Mundana Refugi tem o reconhecimento da ONU como Orquestra modelo, abrindo as portas para imigrantes e refugiados

Reconhecida pelo ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) da ONU (Organização das Nações Unidas), a Orquestra é modelo a ser seguido em diversos lugares do mundo. Para Carlinhos, a Orquestra possibilitou que muitos músicos pudessem ter contato com diversos profissionais experientes, tocar em grandes eventos e ter destaque também na imprensa mundial. A apresentação do grupo na Casa de Francisca será transmitida ao vivo para diversos países além do Brasil. 

Em continuidade do projeto, o multi-instrumentista também contou que o objetivo é criar uma fundação REFUGI, que transcende a Orquestra, dando continuidade ao trabalho de apoio a refugiados e imigrantes. 

Vida longa aos Ratos de Porão!

undefined
Divulgação
Ratos de Porão realiza show gratuito no Sesc Campo Limpo, em São Paulo

Formada na década de 80, a banda Ratos de Porão foi uma grande influenciadora do movimento punk brasileiro. Com quase 40 anos de carreira e fama internacional, o grupo sobe aos palcos do Sesc Campo Limpo no próximo sábado (04), para um show gratuito sem necessidade de retirar ingresso. Isso mesmo, é só aparecer!

Em entrevista, João Gordo comentou o sucesso após anos de sua estreia: “Hoje, no mundo inteiro, o Ratos é a banda que mais mistura o público. Desde skinhead, cabeludo, thrash metal, black metal, punk com moicano, todo tipo”.

O Masterchef dos Fotógrafos!

undefined
foto: Camilla Kinker
Os participantes do programa "Arte na Fotografia"

Já na TV aberta, os artistas imagéticos ganham destaque! Câmera na mão… e que o melhor fotógrafo vença! Nesta sexta-feira (03) estreia a segunda temporada de “Arte na Fotografia”, o primeiro reality show de fotógrafos do Brasil.

 Sucesso na programação do Arte1 , canal a cabo da Band , a atração chega a sua segunda temporada com a apresentação da atriz Thalma de Freitas. Nomes da fotografia como Thales Trigo, Walter Costa e Julia Kater estão confirmados para opinar sobre os desafios da competição. O prêmio para o vencedor do programa é um conjunto completo de equipamentos fotográficos.

Diretamente da TV para as Livrarias

undefined
Divulgação
Protagonizada por Thais Valverde, "As Aventuras de Poliana" vira livro e ganha destaque na Bienal do Livro

O SBT , em conjunto com a Universo Livros, lançam na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece de 3 a 12 de agosto, o primeiro livro oficial da novela “As Aventuras de Poliana”.

 O jogo do contente praticado pela personagem principal, Poliana (Sophia Valverde), também poderá ser vivenciado pelos fãs do folhetim através das páginas impressas ou digitais dessa publicação que aborda sempre a filosofia de descobrir o lado bom da vida. A novela tem sido um sucesso no SBT, garantidno o segundo lugar isolado ne audiência. 

Música alternativa é destaque nas paradas

undefined
Divulgação
Vanguart lança novo clipe

Já no ramo da primeira arte o destaque é a música alternativa. Poucos sabem, mas há menos de um mês o Vanguart apresentou seu mais recente álbum, o “Beijo Estranho”. Nele, além das canções do disco, eles apresentam três faixas inéditas. A primeira delas, Tudo que Não For Vida , ganhou seu clipe oficial nesta quinta-feira (2) no YouTube. Confira o vídeo na íntegra:


Filho de peixe, peixinho é

undefined
Divulgação
Giulia Costa, filha de Flávia Alessandra, é nomeada embaixadora de ação social no Sul do país

Recentemente a filha da atriz Flávia Alessandra, Giulia Costa, foi nomeada embaixadora de um projeto social em Florianópolis, região sul do país. A iniciativa é comandada pelo fotógrafo Jacques Dequeker em parceria com a organização Frei Damião e visa empoderar mulheres locais.

Além disso, o projeto irá distribuir roupas exclusivas por uma loja sulista e a venda sob os produtos será revertida para gerar oportunidades para as mulheres que recebem auxílio da fundação.

+ Orquestra Mundana Refugi 

A apresentação na Casa de Francisca irá contar com um repertório especial em homenagem a Chico Buarque, Luiz Gonzaga e outros temas internacionais. Além da apresentação do novo disco, gravado ao vivo e lançado em junho, haverão testemunhos da origem e da trajetória de seus integrantes. Para assistir a apresentação é preciso fazer uma reserva diretamente no site da Casa. 

undefined
Divulgação
Orquestra Mundana Refugi durante apresentação


Em 24 de agosto, às 21h, no Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer, eles também irá se apresentarão juntamente com a OCAM (Orquestra de Câmara da ECA/USP). Com classificação livre e ingressos a R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia), o evento terá a regência de Gil Jardim, com obras de Bela Bartok, Villa-Lobos, Chico Buarque, Raouf Jemni, Carlinhos Antunes e Lokua Kanza, entre outras.

Leia também: Imigrantes geram uma nova cena cultural em São Paulo

A Orquestra Mundana Refugi também marca presença na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no Espaço Infantil "Tenda das Mil Fábulas", com a presença de Carlinhos Antunes e integrantes para dar continuidade as homenagens ao emirado árabe de Sharjah.

    Leia tudo sobre: músicas

    Veja Também

      Mostrar mais