O ano de 2017 não foi, na régua das bilheterias, um bom ano para o cinema nacional. Mas, nosso cinema continua evoluindo e digno de aplausos, como denotam os dez melhores filmes nacionais de 2017 alinhavados no ranking do iG Gente .
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Se não tivemos grandes sucessos de bilheteria, tivemos bons filmes comerciais – para fazer inveja ao cinema argentino – e produções de diversos cantos do País ganhando as telas graças ao Projeto Sessão Vitrine Petrobras. O brasileiro pode se orgulhar do que viu de verde e amarelo nas telas de cinema em 2017. Que venha 2018.
“Bingo – O Rei das Manhãs”
Uma história de dor, vícios e redenção embalada pela cultura pop otentista do Brasil. Um filme muitíssimo bem realizado, com vocação comercial e tino artístico
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“O filme da Minha vida”
O novo filme de Selton Mello é de uma beleza rara e uma humanidade cativante. Além de ser uma homenagem a um tipo de cinema que parece não existir mais
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“Fala Comigo”
Um filme que aborda a relação de uma quarentona abandonada pelo marido e o filho menor de idade de sua psiquiatra. Ao invés da polêmica, Felipe Sholl foca na compaixão
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“Como Nossos Pais”
A sina de todo filho é repetir os erros dos pais e remoer a angústia de fazê-lo. O filme de Laís Bodanzky joga um olhar doce e tenro sobre essa verdade tão universal quanto doída
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“As Duas Irenes”
A questão da identidade e da ruptura familiar são abordadas de um ponto de vista criativo e original nesse drama que mostra a protagonista descobrindo que seu pai tem outra família e outra filha com o mesmo nome
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“El Mate”
Nessa fita tarantinesca, um sequestrador e pregador religioso discutem a essência da vida madrugada adentro enquanto esperam a chegada do bandido que encomendou o sequestro de um russo
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“Mulher do Pai”
O confronto entre moderno e antigo, mulher e homem, o dito e o não dito pautam esse ótimo drama em que uma menina de 15 anos precisa cuidar do pai cego após a morte da avó
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“Animal Político”
Nenhum filme foi tão feliz nas elaborações das angústias humanas em 2017 quanto este que colocou uma vaca refletindo sobre os sabores e dissabores da vida
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“Comeback”
O derradeiro filme do grande Nelson Xavier é um legítimo faroeste brasileiro ambientado em Goiás. Um pistoleiro aposentado resolve voltar à ativa e fazer as pazes com seus instintos
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“Elon Não Acredita na Morte”
A busca de um marido pela mulher desaparecida é um das inflexões mais pulsantes do cinema em 2017. Cheio de (boas) reverberações, o filme está à altura do título impactante
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