No início dos anos 1990, enquanto o grupo Buena Vista Social Club trazia a tona para o mundo a nostalgia do clube de dança homônimo de Havana, os jovens Ruzzo Medina, Yotuel Romero, Roldan Gonzalez e Flaco-Pro chamavam atenção para um som que, até então, nunca tinha sido ouvido naquela ilha. Misturando o hip hop com a música latina, o Orishas , referência às divindades cultuadas nas religiões afrodescendentes na América, quebrava todos os paradigmas do universo da música cubana mostrando que o País poderia ir além das fronteiras, diferentemente do que se pensava na época. Apesar de terem revolucionado a cena cultural da ilha, a banda acabou se separando anos depois, mas agora, sem Flaco-Pro, o grupo promete voltar a animar as casas de shows pelo mundo com a turnê World Reunion Tour. Em conversa com o iG Gente , Yotuel Romero contou um pouco sobre essa trajetória de sucesso da banda.

A banda de música cubana Orishas retorna ao Brasil
Reprodução
A banda de música cubana Orishas retorna ao Brasil

Leia também: Por que o retorno de Eminem com "Walk On Water" não pegou?

“Voltamos agora em 2016 e a motivação para isso de minha parte era a de filmar os novos cubanos da cena musical”, comenta o vocalista do Orishas. “Quando fizemos a música Cuba Isla Bella estávamos buscando exatamente isso”, completa o cantor. O saudoso single, lançado em julho do ano passado, revisita o melhor da ilha do caribe e é fruto da colaboração do trio com artistas como Gente de Zona, Leoni Torres, Isaac Delgado, Buena Fe, Descemer Bueno, Laritza Bacallao, Waldo Mendoza e Pedrito Martinez, que são grandes referências do cenário atual cubano.

Leia também: Do baile às baladas, o funk atravessa gerações e conquistas novos seguidores

Para o cantor, muita coisa mudou na ilha caribenha quando o assunto é a cultura. “Tenho muitos amigos que estão em Cuba e que fazem música urbana cubana e não tem a necessidade de imigrar como eu, porque hoje em dia tem um espaço maior”, comenta afirmando que a música urbana é uma das mais tocadas no país entre os jovens. “A nossa música não se entendia na ilha, mas hoje em dia tomamos conta de tudo e a música tem o seu espaço. Nós fomos um dos percursores. Éramos à frente do nosso tempo tempo”, completa o músico.

Um retorno esperado

Com quatro álbuns de estúdio lançados e a promessa de mais um para chegar, Yotuel Romero comemora o retorno não só da banda, mas também ao Brasil. “Estamos muitos felizes de voltar a São Paulo. Agora é mais fácil para o cubano, mas nos anos 2000 era muito difícil para o artista cubano funcionar no Brasil, mas agora o país abriu uma porta muito grande para a nossa carreira”, comenta. “A qualquer momento que o Brasil nos convidar para tocar, nós iremos. Podem esperar um show incrível”, completa o cantor.

Você viu?

Orishas se apresenta na próxima sexta-feira (01) no Tropical Butantã em São Paulo às 23h30.

Lupo se veste de geek

Para quem está ansioso para a CCXP, que acontece entre os dias 7 a 10 de dezembro, pode se preparar para um esquenta – que promete de fato deixar as coisas mais quentinhas. A Lupo, marca de meias, lança coleção das vestimentas inspiradas em clássicos do cinema como Star Wars e Harry Potter. Serão 14 novos modelos trazendo referências de Darth Vader, Yoda, Jedis, Stormtroopers, Hogwarts, Grifinória, Sonserina, Corvinal e Lufa-Lufa. A empresa estará na feira pela primeira vez em um espaço com diversas atrações – que também terá a venda dos novos produtos.

Revisitando o passado

undefined
Divulgação

Luan Santana conta seu maior medo em vídeo

A vida do cantor sertanejo Luan Santana será exibida no micro documentário “Qual é a Sua História” nesta quarta-feira (29). O trabalho é fruto de um projeto da produtora La Casa de La Madre em que personagens respondem em até um mino à pergunta que dá o nome da série. O vídeo será exibido com exclusividade na conta do Instagram da produtora e, no episódio, o músico acaba revelando o seu maior medo. Preparados?

Leia também: Luan Santana faz participação especial em novo clipe do Harmonia do Samba

De outro mundo

No dia 10 de janeiro uma das séries mais misteriosas da televisão retorna às telinhas. A 11ª temporada de “Arquivo X” chega no canal da FOX às 23h em episódio duplo, marcando o 25º aniversário da série, que conta também com o retorno dos agentes do FBI Scully e Mulder, interpretados por Gillian Anderson e David Duchvny. Você acredita?

*Com reportagem de Heloísa Cavalcanti

Leia também: Semana Internacional de Música retorna para a sua quinta edição em São Paulo

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!