Fernanda Torres
Reprodução/Divulgação
Fernanda Torres

A atriz Fernanda Torres  foi oficialmente convidada nesta quinta-feira (26) para integrar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas , responsável pelo Oscar . A atriz brasileira agora faz parte do grupo de votantes da premiação , que reconhece os principais nomes do cinema mundial.

Com o convite, Fernanda se junta à mãe, Fernanda Montenegro , e a outros brasileiros que compõem a instituição. A lista deste ano conta com 534 nomes , incluindo artistas , diretores , roteiristas e compositores premiados nas temporadas recentes.

Além de Fernanda, os seguintes brasileiros foram convidados:

  • Adrian Teijido - direção de fotografia
  • Claudia Kopke - figurinistas
  • Maria Carlota Bruno - produtores
  • Murilo Hauser - roteiristas
  • Heitor Lorega - roteiristas
  • Daniela Thomas - direção
  • Gabriel Mascaro - direção
  • Daniel Filho - direção

Atriz entra para grupo seleto que vota no Oscar

Entre os novos membros estão nomes como Mikey Madison , Kieran Culkin , Clément Ducol , Camille , Sebastian Stan e Jeremy Strong . Artistas indicados ao Oscar de 2025 , como Ariana Grande e Margaret Qualley , também aparecem na seleção.

A Academia ainda chamou talentos que atuam por trás das câmeras, como os diretores Coralie Fargeat e Brady Corbet , além dos roteiristas Greg Kwedar e Gints Zilbalodis . Na música, destacam-se Brandi Carlile e Daniel Blumberg , vencedor do Oscar por O Brutalista .

Segundo as regras da Academia, um convidado pode ser indicado a mais de uma categoria, mas deve escolher apenas uma para representar. É o caso de Corbet e Fargeat , que aparecem como diretores e roteiristas .

A lista gerou debate nas redes sociais pela ausência da atriz Karla Sofía Gascón , primeira mulher trans indicada ao Oscar de Melhor Atriz , que não recebeu o convite para integrar a instituição.

Com os 534 nomes deste ano, a Academia chega a 11.120 integrantes , sendo 10.143 com direito a voto . O número representa um crescimento expressivo em relação aos anos anteriores.

Desde 2016, após críticas do movimento #OscarsSoWhite , a instituição tem buscado aumentar a diversidade entre os votantes. A nova lista inclui 35% de mulheres , 22% de pessoas de grupos étnico-raciais sub-representados e 21% de profissionais de fora dos Estados Unidos .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!