
O canto r Julio Iglesias, de 81 anos, tem enfrentado dificuldades para se locomover devido a um osteoblastoma , um tumor benigno que afeta a coluna vertebral.
A informação foi divulgada pelo jornalista espanhol Carlos Herrera, amigo pessoal do artista, durante o programa de rádio "Poniendo las Calles", da Cope. A declaração foi repercutida pelo jornal argentino La Nación.
Herrera desmentiu especulações de que as dores de Iglesias seriam resultado de um acidente na juventude e esclareceu que o problema tem origem no tumor, que compromete os ossos da coluna. “O problema está na coluna e isso fez com que ele tivesse muitas deficiências”, afirmou o jornalista.
O envelhecimento e o desgaste progressivo da condição agravam o quadro do cantor. Segundo Herrera , o próprio Iglesias costuma dizer que está "ótimo da cintura para cima" , mas que a parte inferior do corpo sofre os maiores impactos. “Da cintura para baixo ele tem 500 anos”, brincou o comunicador.
A doença tem dificultado a realização de tarefas cotidianas, como caminhar, e o cantor tem contado com o acompanhamento frequente de fisioterapeutas. Ainda assim, Herrera afirmou que o amigo segue em recuperação e apresenta sinais de progresso.
Até o momento, nem o cantor nem seus filhos se manifestaram publicamente sobre o estado de saúde. A última declaração oficial de Julio Iglesias sobre o tema foi em outubro de 2024 , quando desmentiu rumores sobre uma possível aposentadoria.
“Nos últimos anos, me mataram várias vezes. Disseram que tenho Alzheimer, disseram tudo, e hoje foram além. Um jornalista disse que um amigo lhe contou que eu não posso e não quero mais cantar. É incrível o mal que um mau jornalista pode fazer. No dia em que me aposentar, anunciarei pessoalmente com pesar, mas com dignidade”, declarou na ocasião.
A ausência do cantor das redes sociais também tem alimentado especulações. O último post em sua conta oficial no Instagram foi publicado em 7 de março de 2024, no qual relembrou sua participação no filme "Férias em Roma" , ao lado de Audrey Hepburn.
Já em maio de 2023, Iglesias fez um desabafo sobre os rumores envolvendo sua saúde. “Estou muito preocupado com tudo o que é causado por ter escolhido um tempinho sozinho”, escreveu.
Na mesma publicação, o artista ainda ironizou os boatos e garantiu estar bem. “Para aqueles que lançam dúvidas sobre minha saúde, eu diria que estou tendo um transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), mas para as pessoas que realmente me amaram por tantos anos, eu gostaria de dizer que nunca tive uma mente mais clara, estou escrevendo minhas memórias e agradeço de todo o coração por seu amor contínuo ”, afirmou.