
A apresentadora e influencer Giovana Ewbank usou as redes sociais nesta segunda-feira (24) para alertar sobre um golpe que usa inteligência artificial (IA) para criar vídeos falsos com o rosto e a voz de famosos. Ela explicou que teve a imagem manipulada sem autorização e chamou atenção para o risco de golpes e fake news.
O alerta foi feito em um vídeo publicado no perfil do Instagram de Giovana. A gravação detalhou o caso e orientou o público a sempre checar a veracidade de conteúdos, destacando a importância de consultar agências especializadas de fact checking .
Durante o vídeo, a influenciadora contou ter recebido uma propaganda que usava o rosto e a voz dela de forma muito convincente. A peça publicitária trazia informações falsas sobre o uso de botox.
"Por mais que pareça galera, aliás, tá muito convincente, não sou eu, é inteligência artificial", alertou. Ela reforçou que esse tipo de situação tem se tornado frequente e exige atenção para evitar cair em golpes.
No material falso, a imagem e voz de Giovana afirmava que o botox enfraquece a pele com o tempo e exige doses cada vez maiores. "Botoxes. Você viu falar que botoxes rejuvenesce? Mentira. Ele apenas paralisa os músculos temporariamente", dizia o vídeo.
A apresentradora ressaltou que é fundamental pesquisar sobre a empresa envolvida, checar se o produto está nas redes oficiais da pessoa famosa e desconfiar de qualquer propaganda que não apareça em perfis verificados.
Ela ainda alertou sobre a falta de regulamentação para o uso da inteligência artificial no Brasil. "Embora a inteligência artificial seja para melhora da tecnologia, ela pode e tem sido usada de maneira negativa também", afirmou.
Para finalizar, a Giovana pediu atenção redobrada aos seguidores e destacou a importância de denunciar conteúdos suspeitos. "Desconfiem e muito cuidado sempre e cada vez mais. Fiquem atentos. Um beijo grande", concluiu.