
Steve Park
, norte-americano e de ascendência sul-coreana, revelou ter presenciado casos de racismo durante as gravações de ' Friends
'. O ator participou de dois episódios da série, que ficou no ar entre 1994 e 2004.
Em entrevista ao podcast ' Pod Meets World
', o veterano, hoje com 62 anos, relembrou o caso. No relato, ele destaca que o ambiente nos bastidores da produção era tóxico — e foi a vítima em algumas oportunidades.
"Já naquela época, eu senti que era um ambiente tóxico. James Hong estava nos episódios comigo, éramos as duas únicas pessoas asiáticas no elenco, e ouvi [o diretor assistente] chamando-o para o set, dizendo algo como: 'Cadê a porr# do cara oriental? Chamem o cara oriental!'", contou Steve.
A palavra "oriental" é considerada como ofensiva quando relacionada a seres humanos por muitas pessoas de ascendência asiática. O dicionário Merriam-Webster, um dos mais recomendados da língua inglesa, conta com uma explicação sobre o tema.
Outros casos de racismo
Ainda segundo Park, ele fez uma denúncia ao jornal LA Times, que chegou a enviar dois repórteres para entrevistá-lo. No entanto, o texto sobre o caso não foi publicado. Além disso, os casos de preconceito não eram exclusivos ao set de ' Friends ':
"Não foi a primeira vez que eu vi isso acontecendo em minha carreira, era como tudo era em Hollywood em 1997. E ninguém nos defendia, ninguém sentia a necessidade de corrigir ou repreender esse comportamento", completou o ator.

Steve Park participou dos episódios ' The One with the Chicken Pox ' (Temporada 2, Episódio 23), e ' The One with the Ultimate Fighting Champion ' (Temporada 3, Episódio 24) em ' Friends ', exibidos em 1996 e 1997, respectivamente.
Ele também atuou em produções como ' Fargo – Uma Comédia de Erros ' (1996), ' A Crônica Francesa ' (2021), ' Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo ' (2022) e ' Mickey 17 ' (2025).