Ivete Sangalo mostrou um posicionamento firme sobre as origens do axé e a diversidade religiosa durante a participação no programa Sem Censura, da TV Brasil. O desabafo gerou uma agitação nas redes sociais, devido alguns internautas apontarem uma possível indireta à cantora Claudia Leitte.
A influenciadora Tia Má destacou a importância de reconhecer as raízes do axé, afirmando: "A gente precisa falar dos terreiros de candomblé. O axé é um termo que para a gente significa força vital".
Ivete, por sua vez, reforçou a ideia com uma fala incisiva, alfinetando pessoas que tentam desassociar os dois fatores. "Não precisa emoldurar não. Todo mundo sabe, mas se faz de maluco. Você não pode meter o 'migué'. Eu aprendi isso porque sou foliã, do Carnaval, sou baiana", declarou.
A cantora também refletiu sobre sua autenticidade no cenário musical: "Fui entendendo que quanto mais genuína eu fosse, próxima do que sou, e que aquilo me aproximaria das pessoas se fosse colocado de forma latente, isso seria uma coisa boa para mim. Eu não teria que viver um personagem e nem correr entre vacilos e erros. Vou poder ser e fluir", refletiu.
Diante do discurso, muitos internautas associaram as falas à recente polêmica envolvendo Claudia Leitte, que está sendo acusada de intolerância religiosa após a mudança na letra da música Caranguejo (Cata Caranguejo), excluindo a referência a Iemanjá. A situação resultou no rompimento público entre Ivete e Claudia, que deixaram de se seguir nas redes sociais.