A apresentadora Ana Maria braga causou um reboliço nas redes sociais após ser acusada de transfobia por falas nesta terça-feira (28), durante o programa "Mais Você". Na atração matinal da Globo, a apresentadora fez um questionamento envolvendo a personagem Buba, mulher trans da novela das 21h, "Renascer".
Durante um papo com a apresentadora Tati Machado sobre a trama, Ana Maria questiona se deveria chamar a personagem por pronomes masculinos. "O capítulo de ontem, nossa... Foi antológico. Aquela conversa do Augusto defendendo a Buba", começou.
Ana Maria então questiona: "A Buba ou o Buba?". Desconcertada com a situação, Tati machado responde: "A Buba. É a Buba mesmo. É uma mulher", já desconversando sobre o assunto. Ela volta a comentar sobre a personagem, que é interpretada pela atriz Gabriela Medeiros, uma mulher trans.
Após algum tempo da conversa, no entanto, Ana Maria volta a cometer uma nova gafe, afirmando que a identidade de gênero das pessoas seriam uma opção: "Serve para todo mundo. A gente tem que respeitar a opção das pessoas, seja qual for. É dela, né?".
Nas redes sociais, a fala da apresentadora não foram vistas com bons olhos, a acusando de ser transfóbica. Um internauta afirmou: "Nossa, muito despreparada! E olhe que já instruíram tanto ela sobre essas temáticas. Já começou perguntando se o certo era 'a Buba ou o Buba', pqp viu Ana Maria!"
Outro diz: "Oxi! Não entendi qual foi da dúvida da Ana Maria em relação em qual pronome usar em relação A Buba ?". Um terceiro completa: "Você vê o que quando olha a personagem, um homem ou uma mulher? Ali já está sua resposta, vemos nitidamente uma mulher, então a Buba! Tão simples! Outra coisa que insistem em falar: 'Cada um com sua opção!'. Poxa, já falamos tanto, não é opção, não escolhemos ser isso ou aquilo, apenas somos."