A cantora Katia, 62 anos, sucesso na década de 1980 com a música “Qualquer Jeito”, se emocionou ao ganhar um companheiro cão-guia, um Labrador Retriever preto chamado Willy, que ela já havia conhecido anos antes e se afeiçoado ao cãozinho.
O presente tão esperado veio poucos meses após ela começar o treinamento com a bengala longa, requisito necessário para conseguir um cachorro de assistência.
"Fiquei esperando a compatibilidade de um cão que teria que ser compatível ao meu peso, meus passos, altura, à minha rotina de vida e à minha personalidade. E o Willy apareceu. No dia 28 de março de 2022, iniciei a classe e compatibilidade com ele. Foi uma adaptação maravilhosa", disse a cantora.
Durante participação no programa Altas Horas, da TV Globo, a cantora conta como conheceu Willy e como despertou sua admiração pelo animal que, na época, tinha outro tutor.
"Em setembro, quando eu cantei o Hino Nacional em um jogo na arena de Sorocaba, ele foi com o seu treinador, e eu admirei muito aquele cão quieto e calmo, de fácil socialização. Pedi a Deus para que o tutor dele pudesse amá-lo tanto quanto eu amaria”, contou a cantora.
“O tempo passou, e quando eu descobri que o cão designado para mim era o Willy, fiquei muio feliz e agradeci muito. Tinha pedido a Deus que o cão encontrasse alguém que o amasse tanto quanto eu o amaria, mas nunca imaginei que essa pessoa seria eu. Quando isso aconteceu, eu chorei de felicidade", disse ela.
Hoje ela compartilha seu dia a dia nas redes sociais, sendo bastante ativa graças ao uso de um sistema que transforma texto em áudio para deficientes visuais. A própria cantora se dedicou para a criação do sistema durante o tempo em que se manteve afastada da TV.