José Santa Cruz
Reprodução
José Santa Cruz

Morreu nesta sexta-feira (26) o ator, humorista e dublador José Santa Cruz, aos 95 anos. O ator será velado no próximo sábado (27), no Cemitério da Penitência, em Botafogo.

Santa Cruz tinha doença de Parkinson e estava internado com uma broncopneumonia. Ele deixa a esposa Ivane Maria Mendes Bastos, com quem foi casado por mais de 70 anos. O casa tece três filhos — Elaine Maria, Eliane Maria e Eduardo Luiz —, todos já falecidos.

Além da esposa, o ator deixa cinco netos e quatro bisnetos. 

O ator é natural de Picuí, na Paraíba, e criou carreira no mundo artístico, sendo sempre lembrado por sua voz marcante. Ele foi o dublador da versão brasileira de Obi-Wan, Jar Jar Binks, Magneto, J. Jonah Jameson, o Senhor Omar de Todo Mundo Odeia o Chris, Megatron, Hagrid de Harry Potter, Dino, da Família Dinossauro

O talento ímpar do ator foi trabalhado em diversas mídias. Atuou como locutor de rádio, tendo trabalhado na Rádio Clube de Pernambuco, e estrelou papéis nas séries cômicas da TV aberta, como A Praça é Nossa e Zorra Total.

Estreou na TV em 1960, na inauguração da TV Clube, passando para a TV Tupi em 1963. Seu primeiro trabalho na Globo foi acontecer em 1971. 

Em 2015, deu uma entrevista em sua participação em "Os Experientes", e afirmou: "Não há dificuldade nenhuma para mim em fazer algo que é sentido, seja o riso, seja o choro. É um sentimento humano, não vejo diferença entre fazer rir demais ou chorar demais. É o papel do ator, o ator tem que estar preparado para tudo isso. Eu sempre trabalhei no humor, e é importante fazer papéis mais sérios também. O comediante pode ser um dramático, de repente. E isso faz parte do ofício, um ator tem que ser completo. E eu amo o que faço, seja rir ou chorar".

Sua última aparição na TV foi em 2019, quando interpretou um padre na novela Espelhos da Vida.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!