Blackface
Em 2013, a YouTuber foi acusada de racismo após fazer blackface durante o Carnaval. Kéfera reuniu críticas ao pintar o corpo e usar uma peruca para uma esquete da época, que foi tirada do ar após a polêmica.
As controvérsias mais recentes envolvem a ‘Farofa da Gkay’ e dicas alimentares; saiba mais da trajetória polêmica da atriz e influenciadora.
Em 2013, a YouTuber foi acusada de racismo após fazer blackface durante o Carnaval. Kéfera reuniu críticas ao pintar o corpo e usar uma peruca para uma esquete da época, que foi tirada do ar após a polêmica.
No mesmo ano, a influenciadora participou de um programa da MTV e voltou a ser criticada por um comentário que fez sobre o grupo sul-coreano NU'EST. "Todos os integrantes parecem ser lésbicas, né? São todos homens? Temos certeza disso?", disse, entre risadas.
Em 2015, Kéfera fez um comentário polêmico ao voltar de uma viagem a Paris, na França. "Dia triste para as inimigas: fui para Paris e não morri", escreveu. A declaração foi feita em meio a ataques terroristas na cidade, que deixaram mais de 100 mortos.
A atriz voltou a ser acusada de racismo em 2016, quando lançou uma paródia da música "Work", de Rihanna. A YouTuber gravou o vídeo com o então namorado, Gustavo Stockler, conhecido como Gusta. As acusações de blackface desta vez cercaram o influenciador, pela maquiagem utilizada para o projeto. A letra da música criada também rendeu acusações de machismo, ao falar do ciúme de uma mulher.
Em 2018, Kéfera participou do "Encontro com Fátima Bernardes" e teve uma postura considerada polêmica, em que corrigiu um entrevistado sobre a pauta do feminismo e o acusou de "mansplaining". Cinco anos após o ocorrido, ela avaliou que agiu errado e que "passou vergonha em rede nacional". "Aquilo não foi 'mansplaining'. Foram apenas palavras confusas, e eu metendo um termo que existe, mas que não era para aquele momento", afirmou em um vídeo no YouTube.
2023 também foi o ano da influenciadora causar controvérsia envolvendo o evento de Gkay. Após curtir uma edição da festa e beijar várias pessoas, Kéfera apareceu para criticar a "Farofa" e expor que tinha "vergonha" da participação prévia.
Também no último ano, Kéfera foi criticada por dar uma dica alimentar para quem sofre de compulsão alimentar: comer pepino com gelatina. A atitude foi considerada irresponsável e internautas a acusaram de fazer "terrorismo alimentar".