Veganismo, música e polêmicas com Bolsonaro: por onde anda João Gordo?

Um dos pioneiros do rock nacional e destaque entre os apresentadores da MTV Brasil, o artista continua atuando na música e se dedica a outros projetos; confira!

Música

Na banda Ratos de Porão desde 1983, o artista segue atuando com o grupo após 40 anos de trabalhos no hardcore. Em 2022, a formação lançou o álbum "Necropolítica", com letras que buscavam refletir a realidade do Brasil. A banda se apresentou no Rock in Rio no mesmo ano, com um show marcado por uma homenagem ao MST e coro contra Jair Bolsonaro. Já em 2023, o grupo lançou o álbum "Isentön Päunokü".

Reprodução/Twitter - 15.08.2023

Regravação?

João Gordo já avaliou a possibilidade de regravar um dos álbuns de destaque da banda, "Descanse em paz". Nas redes sociais, ele ironizou que gostaria de trocar a imagem da capa. "Primeiro registro de uma banda punk abraçando o metal na América Latina. Crássico da toskera mundial com uma das capas mais indigestas de todos os tempos. Regravar ele é uma boa ideia, mas não sei se colocaria esse félacute do bozo na capa. Mal agouro", afirmou.

Reprodução/Instagram - 15.08.2023

Polêmicas com Bolsonaro

O músico já se posicionou diversas vezes contra Jair Bolsonaro e enfrentou uma polêmica envolvendo o ex-presidente em 2021. Na época, ele teve o perfil do Instagram derrubado após denúncias anônimas e criou outra página. A conta original só foi reativada após duas semanas, com recurso judicial. As denúncias foram feitas supostamente por apoiadores do político, que se colocaram contra às críticas de João a Bolsonaro.

Reprodução/Instagram - 15.08.2023

Novo caso

João Gordo continuou lidando com ataques de apoiadores de Bolsonaro desde então e, recentemente, teve o perfil derrubado novamente pelas denúncias, garantindo a página de volta pouco tempo depois. O artista acusou os defensores do político como os responsáveis, já que recebeu crítica em uma postagem antiga em que mudava a imagem de Bozo no álbum "Descanse em Paz" por uma foto do político.

Reprodução/Twitter - 15.08.2023

Vegetariano

A vida pessoal do músico é marcada até hoje pela decisão de se tornar vegetariano. Ele teve a escolha enquanto trabalhava como apresentador da MTV, assim como contou ao podcast "Mais Que 8 Minutos". "Teve um programa que apresentei que ia ter uma luta de meninas. Aí colocamos uns 10kg de língua de boi e espalhamos no ringue com groselha para as mulheres lutarem em cima. Maior cheiro ruim, aí virei vegetariano. Fui na Liberdade [bairro de São Paulo] e comprei meu primeiro tofu. A partir daí, nunca mais comi carne", explicou.

Reprodução/Instagram - 15.08.2023

Veganismo

A transição para o veganismo aconteceu de maneira natural para João Gordo, mas o artista teve uma recaída no estilo de vida quando foi internado em 2019 para tratar um problema no pulmão. Ao podcast "Inteligência Ltda", ele explicou que não queria comer a opção vegana disponível e acabou comendo queijo na ocasião. Já em 2023, relatou no podcast "Superplá" que deixou de ser vegano por questões de saúde, explicando que a redução de vitaminas no organismo o motivou a voltar a ser vegetariano.

Reprodução/Instagram - 22.03.2023

Marmitas veganas

Em 2021, João lançou o projeto "Solidariedade Vegan", que se mobiliza para a entrega de marmitas para pessoas em situação de rua, em São Paulo. O projeto segue na ativa até hoje e acumula mais de 45 mil seguidores no perfil nas redes sociais.

Reprodução/Instagram - 15.08.2023

Estúdios Panelaço

Além dos trabalhos na música e no projeto social, João Gordo também se dedica aos "Estúdios Panelaço", que reúnem uma série de produções audiovisuais. No canal de YouTube dos estúdios, o artista trabalha em quadros de culinária, podcasts e entrevistas com diferentes personalidades.

Reprodução/Twitter - 15.08.2023

Fique por dentro do mundo dos famosos: veja as notícias no iG Gente!

ig

Veja mais Top Stories