Currículo extenso
Mayer é responsável pela interpretação de diversos personagens famosos na teledramaturgia. Dentre eles, destacam-se: Ulisses, de “Guerra dos Sexos”; Osnar, de “Tieta”; Pedro, de “Laços de Família”.
Ex-global sumiu dos holofotes após ser acusado de assédio por uma figurinista da emissora.
Mayer é responsável pela interpretação de diversos personagens famosos na teledramaturgia. Dentre eles, destacam-se: Ulisses, de “Guerra dos Sexos”; Osnar, de “Tieta”; Pedro, de “Laços de Família”.
A última aparição do intérprete em novelas foi em “A Lei do Amor”, folhetim do horário nobre da Globo, escrito por Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, em 2017. No decorrer das gravações da novela em que vivenciou Sebastião Bezerra, José Mayer foi acusado de assediar uma figurinista.
Em texto publicado no blog #AgoraÉqueSãoElas, da Folha de S. Paulo, a vítima, Susllem Tonani, contou que Mayer passou a mão na genitália dela e dizia: “Fico olhando sua bundinha e imaginando seu peitinho”; “você nunca vai dar pra mim?”.
Camila Queiroz, Drica Moraes, Tainá Müller, Mariana Santos, Tata Werneck, Fátima Bernardes e muitas outras famosas aderiram à campanha: “Mexeu com uma, mexeu com todas”, em repúdio a José Mayer e apoio à Susllem.
José Mayer passou um longo período na geladeira da emissora, que, em meio às polêmicas envolvendo o assédio e as críticas dos profissionais, não o escalou para outro trabalho.
Embora as acusações tenham sido feitas em 2017, Mayer ficou ‘congelado’ e contratado até dezembro de 2018, quando a emissora encerrou o contrato com o ator.
Através de uma carta lida no “Jornal Hoje” e “Jornal Nacional”, ambos da Globo, Mayer se desculpou com a vítima e as demais mulheres que se sentiram ofendidas pelas atitudes “machistas” que teve.
Após vir à tona o caso de assédio e ser dispensado da Rede Globo, José Mayer ficou longe das telinhas, não participou de mais nenhuma novela e fez raras aparições nas redes sociais.
Recluso e discreto, o ator, além de não trabalhar mais em novelas, decidiu que não ficaria nas áreas urbanas. Ele vive em um sítio, em Itaipava, Rio de Janeiro. Mayer completou 74 anos nesta terça-feira (3).
Diagnosticado com granulomatose de Wegener, José teve uma crise neste ano. Em entrevista ao “A Tarde É Sua”, ele associou o surgimento da doença com a acusação de assédio.
Longe das novelas inéditas, o ator é visto em reprises. Atualmente, ele é revisto como César em “Mulheres Apaixonadas”, que é reprisada no “Vale a Pena Ver de Novo”.
Grande parte dos conteúdos postados nas redes sociais são trechos de obras feitas por ele antes da acusação de assédio. Lá, ele posta cenas de antigas novelas que participou.
Leia as notícias do iG Gente