Além de Vai Na Fé: novelas da Globo retratam violência contra a mulher

Muitas tramas da Globo falaram da violência física, moral e sexual que muitas mulheres ainda sofrem na vida real; confira!

'Vai Na Fé'

Na novela, Sol (Sheron Menezzes) sofreu violência sexual de Theo (Emílio Dantas). O criminoso estuprou também outras mulheres e a protagonista tenta prendê-lo junto com a ajuda do advogado Ben (Samuel de Assis) e da filha Jenifer (Bella Campos).

'Terra e Paixão'

A novela das 21h da Globo conta a história de Lucinda (Débora Falabella), que sofre violência doméstica do marido Andrade (Ângelo Antônio). O agressor é alcoólatra e bate na esposa quando fica nervoso.

Divulgação/ Globo

'Pantanal'

Em Pantanal, exibido em 1999 e no remake de 2022, a personagem Maria Bruaca, interpretada por Ângela Leal na primeira versão e por Isabel Teixeira na segunda, sofria abuso moral e físico do marido Tenório. A personagem consegue se livrar do vilão, que morre no final, e se relaciona com o peão Alcides.

Divulgação/ TV Globo

'A Favorita'

Na novela de 2008, a personagem Catarina (Lilia Cabral) apanhava do marido Leonardo (Jackson Antunes). No fim da trama, ela consegue se livrar do agressor e vive um romance com Vanderlei (Alexandre Nero).

Reprodução/ Globo

'Mulheres Apaixonadas'

Na trama de 2003, que está sendo reprisada no 'Vale À Pena Ver de Novo", a professora Raquel (Helena Ranaldi) é agredida pelo marido Marcos (Dan Stulbach). As cenas do agressor batendo nela com uma raquete de tênis chocaram os telespectadores na época.

'Fina Estampa'

Fina Estampa” foi exibida em 2011 e também abordou a violência contra a mulher. Celeste (Dira Paes) era agredida pelo marido Baltazar (Alexandre Nero). Depois de muita luta, a vítima toma coragem e denuncia o agressor, que se arrepende das atitudes no final da novela e pede desculpas para a mulher.

Reprodução/ Globo

'O Profeta'

Na trama das 18h de 2006, a protagonista Sônia (Paolla Oliveira) sofria nas mãos do marido Clóvis (Dalton Vigh). Além de sofrer violência, a mocinha era trancada dentro de casa. Ela só conseguiu se livrar do vilão no final da novela, quando ele morre.

Reprodução/Globo

'O Rei do Gado'

Na trama de 19997, a personagem Léia (Silvia Pfeifer) traiu o marido Bruno Mezenga (Antônio Fagundes) com o ambicioso Ralf (Oscar Magrini), mas se deu mal. O amante era violento com ela e acabou sendo morto pelo filho da dondoca, Marcos (Fábio Assunção).

Reprodução/ Globo

Saiba mais sobre novela no iG Gente

Reprodução

Veja mais Top Stories