Rainha do Rock 'n' Roll: relembre a carreira de Tina Turner

A cantora morreu nesta quarta-feira (24), aos 83 anos

Quem é Tina Turner

Nascida em 26 de novembro de 1939, em Netbush, nos Estados Unidos, Anna Mae Bullock, mais conhecida pelo nome artístico Tina Turner, é uma cantora, atriz e dançarina. Sucesso no mundo todo, ganhou o título de Rainha do Rock 'n' Roll.

Início da carreira

Sem ligação com a música por si própria, Tina deu start na carreira musical fazendo para da banda de Ike Turner. Após perceberem seu talento, eles formaram a dupla Ike & Tina Turner. O primeiro single, 'Fool in Love', virou hit e entrou na vigésima-sétima posição na Billboard Hot 100, em 1960. Outros sucessos são 'It's Gonna Work Out Fine', 'I Idolize You', 'Poor Fool', 'I Can't Believe What You Say', River Deep - Mountain High', 'Nutbush City Limits', entre outras.

Reprodução/Instagram

Carreira solo

Após fazer diversos shows pelos Estados Unidos e abrir as apresentações dos The Rolling Stones, no Reino Unido, Tina lançou seu primeiro disco solo em 1974. A partir do terceiro álbum, a cantora não teve bons números comerciais e, precisou trocar de gravadora. Somente em 1983, a carreira de Tina voltou a alavancar.

Reprodução/Instagram

Maiores sucessos

Os grandes hits da carreira de Tina Turner são 'The Best', 'We Don't Need Another Hero', 'It's Only Love', '(Darlin') You Know I Love You', 'What's Love Got To Do With It', 'Goldeneye', 'Honest I Do', entre vários outros. As canções garantiram diversas estatuetas do Grammy Awards.

Reprodução/Instagram

Aposentadoria

Nos anos 2000, já com 50 anos de carreira, a cantora deu uma desacelerada e fez aparições em homenagens, premiações e na turnê de 50 anos. Mesmo sem muitos shows, a artista não deixou de entregar músicas aos fãs.

Reprodução/Instagram

Relacionamentos

Em St.Louis, nos Estados Unidos, Tina namorou o saxofonista Raymond Hill, da banda Eugene Washington. Com ele teve seu primeiro filho, Raymond Craig Bullock Hill (1958-2018). Já com Ike Turner, teve Ronald "Ronnie" Renelle Turner (1960-2022).

Relacionamento abusivo

Durante a união com Ike, Tina contou que ele era abusivo e promíscuo. Após gravar "'A Fool In Love', Turner disse a Ike que não queria continuar seu relacionamento, foi então que ele respondeu batendo na cabeça dela com uma maca de sapato de madeira. Na velhice, Ike foi diagnosticado com transtorno bipolar. Em 1976, a cantora pediu divórcio do marido. Os papéis foram validados dois anos depois.

Novo romance

Em 2013, Tina se naturalizou suíça e, no mesmo ano, oficializou o casamento com o produtor e empresário alemão Erwin Bach, dezessete anos mais novo. O casal vivia em Küsnacht desde 1995.

Reprodução/Instagram

Risco de vida

Em seu livro de memórias, a artista revelou que sofreu um derrame semanas após o casamento com Erwin e precisou aprender a andar novamente. Em 2016, foi diagnosticada com câncer intestinal e optou com remédios homeopáticos para tratar a pressão alta. Assim, acabou tendo danos nos rins e insuficiência renal. Após considerar suicídio assistido, ela passou por um transplante de rim em abril de 2017.

Reprodução/Instagram

iG Gente no Telegram

Entre no canal do iG Gente no Telegram e fique por dentro das novidades de celebridades, reality shows e muito mais!

Reprodução

Veja mais Top Stories