Origem
O ator Paulo Lessa carrega desde a origem a valorização da cultura afro-brasileira. A mãe dele é criadora de um polo cultural, inaugurado nos anos 90, no Rio de Janeiro, onde a família mora.
Ator vive auge em 'Terra e Paixão', interpretando o agrônomo Jonatas
O ator Paulo Lessa carrega desde a origem a valorização da cultura afro-brasileira. A mãe dele é criadora de um polo cultural, inaugurado nos anos 90, no Rio de Janeiro, onde a família mora.
Devido o empreendedorismo da mãe, que também era dona de uma salão de beleza voltado para a comunidade negra, Paulo Lessa conviveu com celebridades veteranas, como Zezé Motta e Léa Garcia. "Eles me fizeram ver que era possível concretizar o sonho de ser um ator", relembrou ao GShow.
Apesar do sonho de atuar, Paulo Lessa decidiu investir na faculdade de fisioterapia, que cursou até o sexto período. Paralelo aos estudos, ele também fazia trabalhos como modelo, trabalhou em cartório e foi vendedor de bolsas da fábrica do pai.
Foi durante o período da faculdade que Paulo Lessa se apaixonou pela atual esposa. Na época, a cabo-verdiana Cindy participava de um programa de intercambio na UFRJ para estudar odontologia. Atualmente, ela vive longe dos holofotes trabalhando na área da saúde. Casados há 12 anos, eles são pais de Jade, de 2 anos.
Ainda na época da faculdade, Paulo Lessa decidiu se dedicar ao verdadeiro sonho, a atuação. "Surgiu uma oportunidade de estudar na Oficina da Globo. Fiz cursos livres de teatro e os trabalhos começaram a fluir", relembrou em entrevista ao GShow.
O primeiro elenco fixo de novela que Paulo Lessa integrou foi em "Viver a Vida", em 2009 e 2010. Na época, ele fazia o personagem do médico Marcos. Posteriormente, ele também teve uma participação discreta em Lei do Amor (2016).
A carreira de Paulo Lessa ganhou mais destaque com as novelas da Record. A primeira, "Belaventura", exibida em 2017, ele interpretou Accalon, um caçador de recompensa. Após a trama, ele participou do elenco de "Jesus", novela bíblica de 2018-2019, interpretando Goy, um homem misterioso. O ator também fez participação em "Gênesis", de 2020.
Após as produções da Record, Paulo Lessa retornou para a Globo, como um dos personagens centrais da novela das oito, "Cara e Coragem". Na trama que também contou com Paola Oliveira, ele interpretou Ítalo.
Com a repercussão morna de "Cara e Coragem", Paulo Lessa ganhou outra oportunidade na carreira, a nova novela das nove, "Terra e Paixão". Na trama de Walcyr carrasco, ele interpreta Jonatas, um pequeno agricultor que vive um triangulo amoroso com a protagonista Aline, personagem de Barbara Reis. Nas redes sociais, Jonatas já vem colecionando fãs com a postura de bom moço.