A cantora Shakira foi homenageada com o prêmio 'Mulher do Ano', na premiação Billboard Latin Women in Music, no último domingo (7). Na hora de receber a estatueta, a cantora colombiana relembrou os últimos acontecimentos na vida pessoal e refletiu sobre infidelidade e resiliência feminina. O casamento de Shakira com o ex-jogador Gerard Piqué chegou ao fim após rumores de traição.
“Como vocês bem sabem, este foi um ano de mudanças sísmicas na minha vida. Me senti, mais do que nunca e na minha própria carne, o que é ser mulher. E o que significa, pra valer, ser mulher. Este tem sido um ano em que me dei conta de que somos mais fortes do que imaginamos. Somos mais corajosas do que achamos e, me parece que somos mais independentes do que nos ensinaram a ser", começou.
No discurso, Shakira comentou a necessidade de aprovação alheia e a busca pela perfeição. "Comigo aconteceu mais de uma vez. Mas também chega um momento na vida de toda mulher em que ela já não depende de alguém para gostar de si mesma ou se aceitar. Acho que existe um momento na vida de toda mulher quando a busca pelo outro é substituída pela busca por si própria. Chega um momento quando o desejo de ser perfeita é substituído pelo desejo de ser autêntica".
Continuou, referir-se a suposta traição do ex-marido: "E já não importa tanto se alguém é fiel a você ou não, o que importa verdadeiramente é que você siga sendo fiel a si mesma".
Após o fim da relação, Shakira voltou ao mundo da música com lançamentos que expuseram o clima de decepção amorosa, como os hits “Te Felicito”, “Monotonía” e "BZRP Music Session #53".
"É verdade que quando me senti mais perdida, foi a música que me recolocou no caminho de volta para mim mesma. Mas as lições mais importantes que aprendi neste ano, aprendi a partir de outras mulheres. Por elas, por vocês, escrevi o que escrevi e cantei o que cantei, porque só uma mulher é capaz de amar até se rasgar inteira. Só uma mulher pode falar com a honestidade mais brutal, e cantar com raiva, e dançar extasiada, e se emocionar até que caiam lágrimas. Só uma mulher pode fazer isso".
A cantora também aproveitou para dedicar o prêmio a mãe, Nidia Ripoll, para os filhos fruto do casamento com Piqué, e para as amigas.
"Para mim, mamãe, você foi a mulher do ano. Então, este prêmio é para você. Também vai para meus filhos, Milan e Sasha, por eles quero ser uma mulher melhor a cada dia. Também vai para minhas amigas que me sustentam quando as minhas pernas tremem. Também dedico a todas as mães solteiras que defendem e protegem seus filhos. Claudia, minha amiga, você é uma delas!”.