Com um timbre semelhante ao de Marília Mendonça
, Yasmin Santos começou a carreira em 2018 diante de comparações com a rainha da sofrência. Entre as apresentações em bares e a crescente popularização da voz no cenário musical, a cantora contou com o apoio da artista goiana para alavancar a trajetória, com uma participação especial do ícone do sertanejo no DVD de estreia.
Em entrevista ao iG Gente, Santos descreve como "inacreditável" o apoio de Mendonça e os diversos aprendizados provenientes de um feat lançado há quatro atrás, “Para, Pensa e Volta”. “Hoje eu consigo assimilar um pouco mais do que aconteceu naquela época, porque era uma artista que só tinha oito meses de carreira, tudo aconteceu muito rápido”, afirma sobre a colaboração no primeiro projeto musical, que também trouxe nomes como Wesley Safadão, Gustavo Mioto e Maiara & Maraisa.
“Foi algo que me deixou muito surpresa e feliz simultaneamente. Porque Marília me surpreendeu como artista e como ser humano. Por eu ser uma artista nova que estava começando, acontece aquela coisa de artistas maiores não quererem participar dos projetos. E ela super abraçou meu projeto, a música que eu fiz especialmente para participação dela [no DVD]. Ela foi maravilhosa e essencial nesse ponto, foi a realização de um dos maiores sonhos da minha vida e está marcado para sempre”, complementa.
Entre os conselhos que recebeu de Marília em meio à amizade formada após a parceria, Yasmin relembra algo que ouviu na primeira vez em que teve uma longa conversa com a artista: “Ela pediu para eu cuidar bastante da minha cabeça”. Fiquei muito feliz e chorei [durante o bate-papo]. Ela me falou: ‘Olha, agora que você vai começar a pegar estrada, cuide da sua cabeça, fique perto de quem você ama sempre que você tiver tempo, porque isso é muito importante para te manter em pé nessa caminhada’”.
+ Entre no canal do iG Gente no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre celebridades, reality shows e muito mais!
A autora de faixas como “Cuidado Que Eu Te Supero” e “Ciclo Vicioso” reconhece como atualmente consegue “entender o conselho de uma forma mais nítida”. “Hoje entendo a importância de tudo isso [...] Sempre prezo pela saúde mental e, quando estou de folga, busco estar com a família, com as pessoas que eu amo, com quem me sinto bem. São aprendizados que ela deixou e vou levar para sempre”.
Yasmin Santos reforça que Marília Mendonça foi uma pessoa “diferenciada” e com o “poder de mexer com as pessoas e de se fazer próxima, mesmo distante” do público. “A autenticidade, o carisma, a humildade de Marília transformaram ela em uma artista diferente dos outros [...] Sem dúvidas, o legado dela vai ficar para sempre, ela foi um ser humano e uma artista anormal, sem palavras. Acho que foi por isso que Deus levou para perto tão cedo assim, porque ela era diferenciada”, elogia.
A cantora também reflete tanto da dificuldade pessoal quanto dos fãs em lidar com o luto neste um ano desde a morte de Mendonça, que aconteceu após um acidente de avião em 5 de novembro de 2021. “Foi [um processo] muito complicado e continua sendo muito complicado para todos os fãs e para o cenário. O luto foi uma fase muito difícil porque eu senti, e acho que o Brasil inteiro sentiu, como tivesse perdido um ente querido”, avalia.
Yasmin, que acaba de lançar o projeto “Ao Vivo em Goiânia” trazendo faixas do “lado B” da carreira, reconhece a importância de se colocar artisticamente assim como Marília fez para apoiar outras artistas mulheres na área. “A gente tem que se unir, porque tem espaço para todo mundo e todo mundo merece a oportunidade de viver o sonho. Então se temos a oportunidade de abraçar e ajudar alguém de uma forma mínima, seja aquilo que esteja ao nosso alcance, temos que fazer mesmo”, defende.
A artista ainda opina que “não consegue enxergar algo que precise melhorar” na presença feminina no sertanejo, mas expõe a gratidão por outras mulheres que batalharam no cenário e permitiram que ela ocupasse o local atual. “Estamos caminhando bem. Se continuar assim, vamos crescer ainda mais e alcançar lugares ainda maiores, mais altos. Houve mulheres muito importantes que quebraram muitas barreiras para que pudéssemos chegar aqui hoje”, avalia.
+ Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram !
“Acho que estou nesse meio caminho andado, outras mulheres passaram por situações muito complicadas para que eu pudesse estar aqui hoje. Sou muito grata a cada uma delas e me sinto na obrigação de continuar caminhando de forma exata para conquistar coisas maiores”, completa Yasmin, que destaca Marília ainda como a “inspiração número um” da carreira.
+ O "AUÊ" é o programa de entretenimento do iG Gente. Com apresentação de Kadu Brandão e comentários da equipe de redação, o programa vai ao ar toda sexta-feira, às 12h, no YouTube, com retransmissão nas redes sociais do portal.