Maurício de Sousa relembrou o início da carreira como cartunista durante uma entrevista no programa Sensacional, de Daniela Albuquerque. O criador da Turma da Mônica contou que recebeu respostas negativas enquanto caminhava na profissão.
Comemorando 87 anos nesta quinta-feira (27), Maurício disse que sempre sonhou em trabalhar com desenhos, e aos 18 anos, tentou ingressar pela primeira vez como cartunista.
"Treinei bastante e fiz um bloco com desenhos para oferecer em um local que pudesse me contratar. Fui até um jornal e lá tinha um diretor de artes muito famoso, um dos mais conhecidos do país. Resolvi mostrar para ele os desenhos e sugerir que me contratasse", disse.
Foi aí que ele recebeu uma rejeição. "Ele pegou o meu bloco, olhou bem e falou: ‘Sabe o que é, menino? Desenho não dá futuro para ninguém, não dá dinheiro. Sugiro a você que faça qualquer outra coisa da vida’".
Após o episódio, o repórter aconselhou que ele aceitasse um trabalho fora da área desejada para criar uma rede de networking até chegar ao cargo que tanto sonhava.
"Aconteceu exatamente o que ele falou. Comecei a fazer amizade e depois que passei pelo trabalho de revisão de texto, surgiu uma vaga como repórter policial, falei: ‘Nunca pensei nisso, mas repórter policial é a mesma coisa que um aventureiro, vai ter história igual aos detetives americanos dos quadrinhos’", comentou.
"Detalhe, avisei o pessoal que eu tinha um pequeno problema: não posso ver sangue que desmaio", afirmou ele. Em seguida, Maurício pediu demissão para ser desenhista de história em quadrinhos no mesmo veículo.
Esta edição do 'Sensacional' recebe ainda a atriz Vera Fischer. As entrevistas completas vão ao ar nesta quinta-feira (27), às 23h, na RedeTV!.
+ O "AUÊ" é o programa de entretenimento do iG Gente. Com apresentação de Kadu Brandão e comentários da equipe de redação, o programa vai ao ar toda sexta-feira, às 12h, no YouTube, com retransmissão nas redes sociais do portal.