Exclusivo

'Sou mãe solo mesmo', afirma Samara Felippo sobre criação das filhas

Atriz também comentou o momento de mudança na carreira e a inclinação para viver amores livres

Samara Felippo tem duas filhas com Leandrinho
Foto: Reprodução/ Instagram
Samara Felippo tem duas filhas com Leandrinho

Celina (Chocolate com Pimenta), Mariana (A Casa das Sete Mulheres), Érica (Malhação) e Wandinha (O Profeta) são algumas das personagens marcantes de Samara Felippo nas novelas da Globo. A atriz fez sucesso nas telinhas, nos anos 2000, mas não faz trabalhos na TV desde 2019, quando esteve em Topíssima, na Record.

Agora, ela vive uma fase um tanto diferente na vida pessoal e na profissional: separada, a artista cria duas meninas e se debruça em projetos que discutem questões do universo feminino. 

No entanto, o nome da atriz voltou a aparecer na mídia, recentemente, devido a uma polêmica envolvendo o ex-marido, o ex-jogador de basquete Leandro Barbosa, pai das filhas da artista.

Em uma postagem no Instagram, ela afirmou ser "mãe solo" e explicou que "o pai não ajuda e não cria junto",  já que mora nos Estados Unidos. O atleta rebateu dizendo ser presente e que estava com as filhas nas férias e pagava pensão alimentícia. Samara, então, usou as redes sociais, mais uma vez, para explicar que a crítica não foi para o ex e sim para os homens em geral. 

Em entrevista ao iG Gente, a artista se recusa a falar, especificamente, da polêmica envolvendo Leandrinho, mas desabafa sobre a maternidade. Ela afirma, que, de fato, a distância do pai implica que em uma sobrecarga.

"Quando eu falo que eu sou mãe solo, eu sou mãe solo mesmo. A partir do momento que uma mulher tem quase 90% da responsabilidade emocional, física, da rotina, do dia a dia, dessas crianças, mesmo que ela seja casada e more com companheiro, ela é muito solo. Então, eu me separei, mas ele mora fora, então eu sou mãe solo, ele não tem como estar aqui", explica.

Em seguida, Samara conta que essa relação fez com que ela criasse uma ligação forte com as filhas, Alicia, de 13 anos, e Lara, de 9.  "Nós três temos um vínculo muito forte. Mas elas também amam esse pai e morrem de vontade de sempre estar vendo ele", complementa. 

No entanto, para falar melhor da relação com as filhas, a atriz volta para 2013, ano que a caçula nasceu e que a atriz se divorciou de Leandrinho. Ela explica que foi um momento muito difícil da vida: "Eu me separei com a minha filha com 20 dias, foi muito doído". 

A ex-global conta, porém, que tentou não passar essa dor para as filhas. "Consegui ter esse lugar de fazer elas entenderem o que é ter um pai e a mãe separados. Essa conversa veio desde quando elas eram pequenininhas. A Lara, quando ela nasceu, eu já não estava nem mais casada, então, ela já cresceu naturalizando isso". 

A jornada de criar as filhas longe do pai quebrou certas idealizações que a atriz tinha e a fez questionar a maneira como levava a vida. Daí, criou-se o comportamento liberal de Samara, que também já se destacou na mídia, diversas vezes, por se afirmar uma "mulher livre". 

"Antes, eu reprimia muita coisa em mim: essa Samara que está na festa, tocando um set de funk, rebolando de maiô, de meia arrastão, é uma Samara que existiu sempre em mim, mas sempre eu tinha vergonha de expor", recorda. 

Bissexualidade 

A atriz também já afirmou que se descobriu bissexual pouco tempo atrás. Sobre o assunto, ela ressalta: "ainda é um ponto de interrogação para mim". No entanto, explica que, com a maturidade, começou a entender melhor tal questão e detalha que Elidio Sanna, humorista da " Cia Barbixas", com quem se relaciona atualmente, a ajudou neste processo.

"Antes pensava assim: 'Se eu beijar essa menina tudo bem?'. Tive que entender que eu não preciso da aprovação dele [Elídio], que era um debate comigo... se você tem vontade, está tudo bem". 

Ao ser questionada se vive em um relacionamento aberto com o cônjuge, ela explica que é algo que os dois "estudam". "A gente está olhando muito para isso, se a gente quer ao mesmo tempo que eu quero... eu quero muito, eu acho muito incrível o amor livre". 

Relembra Celina em "Chocolate com Pimenta"

Samara não só abriu a vida pessoal como também relembrou um trabalho marcante na carreira: a personagem Celina de "Chocolate com Pimenta", novela que vai voltar, mais uma vez, no Vale a Pena Ver de Novo da Globo. Ela conta que o papel foi um divisor de águas na carreira. "Quando a gente faz uma mocinha, a gente precisa tomar muito cuidado para não cair naquela coisa piegas e caricata. Mas o bom é que era uma novela de época, com humor e emoção. Era muito bem humorada e muito bem escrita".

Foto: Reprodução/Globo
Rodrigo Faro e Samara Felippo em 'Chocolate com Pimenta'


A atriz contracenava muito com Rodrigo Faro, que deu a vida a Guilherme, par romântico da personagem de Samara. Sobre o ator, a Samara também tem boas lembranças. "Era gargalhada de cinco em cinco minutos. Era uma leveza, uma delícia. A gente tinha muita troca e conversava muito. A gente era muito amigo", conta. 

+ Entre no canal do  iG Gente no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre celebridades, reality shows e muito mais!

A artista afirma que Celina foi um dos "xodós" na profissão, assim como um novo projeto que ela investe. Atualmente, ela trabalha questões expostas nesta reportagem, como maternidade, liberdade feminina e bissexualidade na peça "Mulheres que nascem com filhos", escrita com a atriz Carol Figueiredo.

Por fim, a atriz desabafa não só sobre o projeto, mas também sobre o momento atual da vida. "Minha carreira deu essa pausada em termos de TV. Então, eu comecei a procurar me reinventar. Eu entendi que eu era capaz de muito além do que só interpretar. Essa mulher foi em busca de um autorreconhecimento mesmo".

+ Assista ao "Auê", programa de entretenimento do iG Gente