Conhecido como um dos maiores nomes da MPB, Djavan se tornou um dos assuntos mais comentados das últimas semanas com o lançamento do álbum "D", onde ele surge num dueto inédito com Milton Nascimento. No entanto, apesar do sucesso musical, um dos aspectos mais questionados pelos fãs e admiradores do cantor é o seu estado de saúde atual.
Nas redes sociais, internautas questionam se Djavan, que se apresenta no Rock in Rio neste sábado (10), tem a doença de Parkinson. Os rumores começaram a circular quando o artista apresentou tremores em público. Em entrevista ao O GLOBO, o cantor negou os rumores.
— Zero doença. Tive uma coisa chamada tremor essencial. Alguns têm nas mãos, outros, nas pernas. Eu tive na cabeça. Era foda porque você aparece e aquilo já vem à tona, dava para ver de cara. E é muito emocional. Se você está preocupado, aquilo se acentua. O médico detectou, me medicou e eu fiquei bom. Não tive mais nada. É uma disfunção provocada pela carência de sono. Quanto menos você dorme, mais propensão ao tremor essencial você tem. Nunca fui o sujeito que mais dormiu na vida. Estou melhor agora — explica Djavan.
Aos 73 anos, ele conta com uma equipe médica para cuidar da saúde. Além disso, o cantor ressalta que preza mais pelo bem-estar do que pela aparência.
— Nunca olho para isso. Acho que a melhor forma de lidar com a vaidade é saber que ela "é essencial, mas escorrega" (diz, citando a letra da música "Quase fantasia", do disco novo). Nunca me achei um gato. O que importa para mim é a saúde. Disso eu não abro mão. Tenho uma equipe, uma médica antroposófica que cuida de mim há muitos anos. A idade só aparece quando a saúde se afasta um pouco. Enquanto há saúde, há disposição e liberdade para fazer o que quiser — revela o artista.
Para manter o físico, Djavan segue uma dieta regrada e pratica exercícios físicos. Segundo ele, preservar a saúde mental também é essencial.
— Como bem. Não como açúcar, fritura ou carne vermelha. Como muita fruta e tomo muita água, que é tudo nessa vida. Inclusive para a barriga, dilui a gordura. Também procuro não me estressar, que o estresse é uma praga. Faço pilates e ando na esteira — afirma o cantor.