O cantor Djavan se apresenta no Rock in Rio aos 73 anos
AgNews
O cantor Djavan se apresenta no Rock in Rio aos 73 anos

Conhecido como um dos maiores nomes da MPB, Djavan se tornou um dos assuntos mais comentados das últimas semanas com o lançamento do álbum "D", onde ele surge num dueto inédito com Milton Nascimento. No entanto, apesar do sucesso musical, um dos aspectos mais questionados pelos fãs e admiradores do cantor é o seu estado de saúde atual.

Nas redes sociais, internautas questionam se Djavan, que se apresenta no Rock in Rio neste sábado (10), tem a doença de Parkinson. Os rumores começaram a circular quando o artista apresentou tremores em público. Em entrevista ao O GLOBO, o cantor negou os rumores.

— Zero doença. Tive uma coisa chamada tremor essencial. Alguns têm nas mãos, outros, nas pernas. Eu tive na cabeça. Era foda porque você aparece e aquilo já vem à tona, dava para ver de cara. E é muito emocional. Se você está preocupado, aquilo se acentua. O médico detectou, me medicou e eu fiquei bom. Não tive mais nada. É uma disfunção provocada pela carência de sono. Quanto menos você dorme, mais propensão ao tremor essencial você tem. Nunca fui o sujeito que mais dormiu na vida. Estou melhor agora — explica Djavan.
Aos 73 anos, ele conta com uma equipe médica para cuidar da saúde. Além disso, o cantor ressalta que preza mais pelo bem-estar do que pela aparência.

— Nunca olho para isso. Acho que a melhor forma de lidar com a vaidade é saber que ela "é essencial, mas escorrega" (diz, citando a letra da música "Quase fantasia", do disco novo). Nunca me achei um gato. O que importa para mim é a saúde. Disso eu não abro mão. Tenho uma equipe, uma médica antroposófica que cuida de mim há muitos anos. A idade só aparece quando a saúde se afasta um pouco. Enquanto há saúde, há disposição e liberdade para fazer o que quiser — revela o artista.

Para manter o físico, Djavan segue uma dieta regrada e pratica exercícios físicos. Segundo ele, preservar a saúde mental também é essencial.

— Como bem. Não como açúcar, fritura ou carne vermelha. Como muita fruta e tomo muita água, que é tudo nessa vida. Inclusive para a barriga, dilui a gordura. Também procuro não me estressar, que o estresse é uma praga. Faço pilates e ando na esteira — afirma o cantor.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!