Nos próximos capítulos de Pantanal, Maria Bruaca (Isabel Teixeira) enfrentará Tenório (Murilo Benício) quando o fazendeiro for atrás da ex-mulher na casa de José Leôncio (Marcos Palmeira).
Depois de muita insegurança e dúvidas, a mãe de Guta (Julia Dalavia) agora compreende a importância de lutar por seus direitos. E muito disso se deve ao acolhimento que a personagem recebeu das outras mulheres na fazenda.
"É tão bom de gravar aquilo... A coisa da sororidade ali na fazenda do Zé Leôncio. Tem uma cozinha quente com Zefa (Paula Barbosa), Irma (Camila Morgado), Mariana (Selma Egrei), Filó (Dira Paes), Muda (Bella Campos)", diz Isabel, que também reflete sobre este momento na trama para sua personagem:
"Na visão da Maria Bruaca agora é uma fase de reconstrução para estar no mundo. Que direitos eu tenho? E como o restauro da dignidade e da autoconfiança é feito com o acolhimento do Zé Leôncio e da Filó é uma construção linda", afirmou.
"É do texto e é dos atores. Tenho gravado cenas naquela cozinha com a Dira que é uma escola. Uma pessoa generosa, bem humorada, criativa", pontuou.
Para a atriz, a sororidade se coloca na vida de Maria Bruaca como um empurrão para que a personagem reflita sobre si mesma, a partir do acolhimento das outras mulheres. O que seria uma espécie de terapia coletiva naquela fazenda.
"Isso do restauro da Maria que acontece agora com Mariana, com Filó, com as mulheres, isso também é uma terapia. Um jeito da gente se olhar. Essa coisa de comadre, sabe? É um jeito de fazer uma reflexão coletiva pra se enxergar de outro jeito. E nem isso a Maria Bruaca tinha", lembra a artista.
Além de todo o contato que a personagem de Isabel vem tendo na fazenda de José Leôncio, Maria ainda experimentou uma fase ao lado de Juma (Alanis Guillen) na tapera. Parceria que veio de fora da ficção, já que as duas atrizes dividiram quarto em uma das viagens que fizeram ao Pantanal para as gravações da novela.
"Fui tão sortuda porque a Maria Bruaca transita entre os núcleos da novela. Vai ter a parte da tapera, que também foi muito gostoso. E eu e Alanis ficamos muito amigas no Pantanal, dividimos quarto lá. Duas mulheres de gerações diferentes e que têm muita troca de experiências e informação. Ela é muito especial", elogia Isabel.