Paulinha Abelha, cantora da banda 'Calcinha Preta', faleceu em fevereiro
Reprodução/Instagram - 23.08.2022
Paulinha Abelha, cantora da banda 'Calcinha Preta', faleceu em fevereiro


A morte da cantora Paulinha Abelha completa seis meses, nesta terça-feira. A artista, que era vocalista da banda Calcinha Preta, morreu em fevereiro deste ano em decorrência a complicações renais. Ela completaria 44 anos no dia último dia 16 de agosto. A morte de Paulinha pegou o mundo da música de surpresa e, entre as causas investigadas pelos médicos, estava a intoxicação por uso de remédios para emagrecer e diuréticos, o que foi descartado em um laudo definitivo.

+ Entre no  canal do iG Gente no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre celebridades, reality shows e muito mais!

Em março, a família de Paulinha divulgou o laudo de um médico contratado para analisar as causas da morte. A principal hipótese de que as complicações renais, hepáticas e neurológicas foram desencadeadas por medicamentos para emagrecer foram descartadas por Nelson Bruni Cabral de Freitas, que assina o parecer.


Para o clínico geral e legista, "o óbito da paciente ocorreu devido a um processo infeccioso no Sistema Nervoso Central, conforme consta na Certidão de Óbito, e não decorrente de Intoxicação Exógena medicamentosa". Baseado nos prontuários e laudos dos hospitais onde Paulinha esteve internada, Nelson escreveu que as lesões no fígado de Paulinha não tiveram relação com "os medicamentos prescritos pela Clínica Cavallaro (da médica nutróloga Paula Cavallaro, que acompanha a cantora) e durante a internação Hospitalar (Hospitais UNIMED e Primavera)". O médico reiterou que não houve conduta inadequada por parte dos cuidadores da líder do Calcinha Preta.

+ Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram !

Internação

Após passar mal durante a turnê da banda Calcinha Preta em São Paulo, a artista deu entrada em um hospital da capital sergipana com um quadro de problemas renais, no dia 11 de fevereiro. O que começou como um desmaio poucos dias antes terminaria levando a artista a um coma, com um quadro neurológico grave, respirando com a ajuda de aparelhos e fazendo diálise para filtrar o sangue. Uma das vozes mais populares do forró eletrônico, a artista foi vítima de uma crise renal.

Remédios para ansiedade, fórmulas para emagrecer e erva asiática

Um receituário médico com as substâncias usadas por Paulinha Abelha antes da sua internação apontaram o uso de 17 substâncias — antidepressivo, um redutor de apetite, um suplemento alimentar, um regulador do sono , um estimulante, calmantes naturais, uma cápsula para memória e concentração e uma fórmula que promete inibir o apetite e reduzir medidas. Um dos componentes ingeridos pela cantora foi a erva asiática Garcinia Gambogia, que é potencialmente hepatóxica e pode levar a uma hepatite fulminante.

Na receita também constava um combinado do fármaco orlistate com morosil - um extrato de suco de laranja vermelha que combate a gordura localizada. Seus componentes inibem as enzimas do fígado, dificultando que o órgão exerça a sua função.

Na ocasião, a nutróloga da cantora afirmou que Paulinha Abelha iniciou o tratamento com ela em 2020, e que "todos os medicamentos prescritos para a paciente foram dentro de todos os protocolos médicos previstos para o quadro clínico que esta se apresentava".

Calcinha Preta

Paula de Menezes Nascimento Leça Viana, mais conhecida como Paulinha Abelha, estava no Calcinha Preta desde 1998, quando entrou por indicação de Daniel Diau, cantor que havia ingressado recentemente na banda. Nascida em Alagoinhas, Bahia, mudou-se muito nova para Simão Dias, pequena cidade de pouco mais de 40 mil habitantes do interior de Sergipe, onde começou a cantar aos 12 anos em corais de igreja e trios elétricos. Ainda jovem, fez parte das bandas Flor de Mel e Panela de Barro, mas precisou interromper a carreira por dificuldades financeiras. O apelido "Abelha" foi herdado do pai, a quem todos se referiam assim.

Com o Calcinha Preta, Paulinha participou de gravações de sucesso, como "Louca por ti", "Ainda te amo", "Baby doll" e "Liga pra mim", em mais de 20 álbuns gravados com o grupo. Também ficaram marcadas as idas e vindas de Paulinha Abelha no Calcinha. Sua primeira saída da banda foi em 2010, quando trocou o grupo pelo GDO do Forró, mas voltou meses depois. No mesmo ano, ela arriscou um projeto ao lado de Marlus Viana, seu marido à época, que acabou não dando certo, o que fez com que ela retornasse ao Calcinha Preta. Paulinha saiu do grupo em outras duas oportunidades, em 2016, mas voltou em 2018, permanecendo desde então.

Meses depois da morte, a banda relançou a música "Paulinha" em homenagem à cantora. A canção, que tem o nome da artista foi feita a partir de uma carta de um fã quando a cantora anunciou seu primeiro casamento.

+ O "AUÊ" é o programa de entretenimento do iG Gente. Com apresentação de Kadu Brandão e comentários da equipe de redação, o programa vai ao ar toda sexta-feira, às 12h, no YouTube, com retransmissão nas redes sociais do portal.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!