Carmo tem um filho com o roteirista João Emanuel Carneiro
Reprodução/ Instagram
Carmo tem um filho com o roteirista João Emanuel Carneiro

Carmo Dalla Vecchia e João Emanuel Carneiro têm um casamento de 17 anos e há 3 anos se tornaram pais de Pedro. No "Dia dos Pais", o ator deu detalhes ao iG Gente da paternidade, de como divide a responsabilidade de criar o filho com o autor, e como lida com a homofobia na construção da família. 

Carmo sempre teve vontade de ser pai, mas pontua que não imaginava que teria um filho. "Pelo fato de ser um casamento de dois homens, ter filhos não seria um processo, geralmente, tradicional", inicia o ator, que explicou como teve Pedro. 

A vontade veio tanto dele quanto de João. E quando o plano foi ganhando uma "forma mais real", eles procuraram uma barriga de aluguel, nos Estados Unidos. "Foi algo que foi amadurecendo com o casamento. Quando você está há 17 anos com alguém, você percebe a casa que você tem e a estabilidade que você precisa. Acho que depois de um tempo você tem espaço para dar amor para uma criança. Pedro, antes de existir, foi uma criança muito bem planejada", indica Carmo. 

A escolha de recorrer a uma barriga de aluguel foi o primeiro método que passou pela cabeça dos dois. Carmo afirma que acompanhou a gestação de perto até o grande dia de ver Pedro nascer. E o parto do filho mudou a vida pessoal e profissional do ator já que, para estar presente no momento, ele interferiu na trama de uma novela que foi escalado: "Órfãos da Terra" (2019). 

Ele foi convidado por Thelma Guedes e Duca Rachid para interpretar Paul, aceitou, mas com uma condição. "Eu queria muito fazer 'Órfãos da Terra', só que a novela era até outubro e o Pedro nascia em agosto. Aí eu tive que contar para a Duca para a Thelma e dizer: 'Eu quero muito fazer a novela de vocês, mas eu preciso buscar meu filho que vai nascer em agosto e elas ficaram felizes da vida. Eu disse: 'Vou amar que vocês possam escrever uma história que eu possa participar, mas que eu possa buscar meu filho'", relembra.

Em seguida, Carmo revela a solução das autoras. "Aí elas mataram meu personagem na história", diz, aos risos. O ator explica que o personagem, mesmo morto, teve um grande significado para ele: "Quando eles mataram meu personagem, a personagem da Dalila (Alice Wegamann) ficava grávida de mim. Então, o tema paternidade estava muito presente na minha vida, naquele momento. Parecia que o universo estava gritando aquilo de maneira muito forte. Talvez isso tenha me preparado", analisa. 

+ Entre no canal do iG Gente no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre celebridades, reality shows e muito mais!

"Fui tão viado quando Pedro nasceu que eu tive melasma"

O ator explica que ele e João dividem por igual os cuidados com Pedro: "Se um leva, o outro busca. Se eu tenho que trabalhar ou ele, um dos dois fica responsável por cuidar dele. Não tem um acordo específico".

No entanto, confessa, que ele, por ter um "temperamento mais feminino", se atenta a detalhes como uma mãe faria. "As mulheres, por característica, são mais delicadas, mais cuidadosas e mais conectadas com detalhes. Muitas vezes os homens têm o plano mais geral da situação. Por conta da sociedade patriarcal e tudo mais (...) Esses detalhes, que geram o bem-estar de uma criança, foram muito bem abraçados por mim. Nesse sentido, eu posso dizer que eu fui representativo de um universo feminino na criação do Pedro e o João do universo muito mais masculino", conta. 

Carmo relata que teve até melasma quando Pedro nasceu e brinca com a situação. "Eu fui tão viado quando Pedro nasceu que eu conseguia ter melasma. Para você ter melasma no meio da testa, quando uma criança nasce, eu acho que tem que ser o cara mais viado do planeta", se diverte.

Vale lembrar que melasmas são manchas e podem ocorrer em mulheres por alterações hormonais (normais na gravidez) ou exposição ao sol. Nos homens, as chances são menores, mas o melasma pode surgir. 

O artista ainda fala que não pensa que o fato dele assumir tal papel seja algo negativo. "Eu gosto do detalhe, então, eu abracei isso com todas as minhas forças. Nunca foi uma questão para mim ou um problema dentro do meu casamento, muito pelo contrário", diz. 

"Da forma que eu diálogo em casa, Pedro vai estar muito preparado para no mundo", diz Carmo

Não tem como deixar de lado a questão do preconceito que pode rondar Pedro por ser filho de um casal gay e Carmo é categórico. "Da forma como eu crio, que eu dialogo com meu filho em casa, eu tenho certeza que ele vai estar muito preparado para no mundo. Se ele encontrar uma pessoa que possa trazer alguma questão que não seja bacana ao redor dele, ele vai saber desviar ou vai saber confrontar de uma maneira bonita e coerente", diz o ator.

Ele reforça que conversa com a criança sobre o assunto, fazendo com que ela trate o tema com leveza e usando sempre o diálogo. "Não é xingando, ou com ódio, que vai resolver", pontua. O ator ainda conta que, felizmente, nunca passou por muitas situações desconfortáveis com o filho neste sentido. Uma das poucas vezes que foi atacado, Carmo, inclusive, levou a questão a público.

No início de julho deste ano, o artista recebeu mensagens homofóbicas no Instagram, contra ele, o marido e o filho . "Teus filhos vão ser gays iguais você. Tu vai ensiná-los a ser assim. É por isso que o mundo está repleto de vocês. Porque vocês influenciam garotos. Seus vermes!", escreveu um internauta. 

Após expor as mensagens, Carmo fez uma denúncia. "Eu fiz como um ato de cidadania. As pessoas pensam que elas têm a identidade completamente preservada quando elas estão na internet e essa não é a realidade", explica ele. 

O marido de João Emanuel Carneiro ainda fala que recebeu apoio de amigos no caso. "Um conhecido meu, advogado de São Paulo, me ligou e disse: 'Por favor, Carmo, deixa eu te representar'. Quando ele fez isso, outro conhecido dele, ex-juiz, ex-delegado de Brasília e advogado, pediu para me ajudar também. Cada um deles pagou do seu bolso uma passagem aérea, eles vieram para o Rio de Janeiro na minha casa me pegar. Me pegaram praticamente pela mão e me levaram para delegacia para eu prestar queixa", relembra. 

Carmo comemora que ataques homofóbicos são isolados e reconhece isso como privilégio. O ator ainda conta que o filho nunca foi desrespeitado na escola. "A única coisa que aconteceu relacionada com a questão dele ser filho de dois pais foi que um dia, na escola, tinha uma criança que olhou para mim e disse para outra: 'Está vendo? Pedro é filho de dois pais assim como você é filha de duas mães'", conta. 

Carmo diz que a frase mexeu com ele e, por isso, começou a falar da orientação sexual abertamente. "Eu acho que as pessoas precisam de exemplos".

+ Assista ao "Auê", programa de entretenimento do iG Gente

Celebrando mais um "Dia dos Pais", o ator afirma que tirou a sorte grande com Pedro. "Ele não dá muito trabalho. Eu também sou muito atento à educação dele, mas ele é uma criança perfeita. A chegada dele não pesou em nada, só agregou", diz, emocionado.

O global ainda conta que uma das coisas boas em ser pai é que isso ajuda até na vida profissional. Carmo está no ar em "Cara e Coragem", como Alfredo, que têm dois filhos com Pat (Paolla Oliveira). "O bom que agora o meu laboratório pode ser em casa", brinca, sorridente.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!