Paul Vance tinha 92 anos
Reprodução 04.06.2022
Paul Vance tinha 92 anos

O compositor americano Paul Vance, autor de um dos maiores sucessos "chiclete" dos anos 1960, morreu aos 92 anos na última segunda-feira (30), em uma clínica de enfermagem na Flórida, de acordo com o The Washington Post.

Sua morte foi confirmada por dois de seus filhos, Joseph Vance e Paula Vance – a garota que inspirou “Itsy bitsy teenie weenie yellow polka dot bikini”, versão original de "Biquíni de bolinha amarelinha", popularizada no Brasil na voz de Celly Campello.

Segundo o jornal americano, os filhos disseram que o estado de saúde de Vance estava em declínio há mais de um ano, mas não especificaram a causa da morte.

A ideia para a canção nasceu de um passeio do compositor com a família para uma praia perto de sua casa em Long Island, em Nova York, em 1960. Sua filha, com então 2 anos, estava envergonhada de ser vista vestindo um biquíni pela primeira vez e se cobriu com uma toalha antes de entrar na água, como conta um trecho da letra em inglês:

"It was an itsy bitsy teenie weenie yellow polka dot bikini (Era um biquíninho de bolinhas amarelas) / That she wore for the first time today (que ela usou pela primeira vez hoje) / An itsy bitsy teenie weenie yellow polka dot bikini (Um biquíninho com bolinhas amarelas) / So in the locker, she wanted to stay (Então, no vestiário, ela queria ficar)".



A música inédita foi gravada por Brian Hyland , de 16 anos, e passou 13 semanas no Top 40 da revista Billboard, e chegou a atingir o primeiro lugar no Billboad Hot 100. Desde então, “Itsy bitsy teenie weenie yellow polka dot bikini” se tornou um clássico pop, aparecendo em filmes e comerciais de TV ao longo das décadas.

No Brasil, "Biquíni de bolinha amarelinha" entrou ainda para a trilha sonora da novela "Estúpido cupido" e foi regravada pela banda Blitz em seu primeiro disco, que detonou a onda do rock brasileiro dos anos 80.

Nascido Joseph Paul Florio, Vance escreveu, ao lado de Lee Pockriss este e outros sucessos da música pop americana da época, como "Catch a falling star" (1958), single vencedor do Grammy para o cantor Perry Como. Ao todo, o compositor foi creditado em mais de 300 músicas. Entre os intérpretes de suas canções, estão Frank Sinatra, Shirley Bassey, Julie London e Robert Goulet.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!