Confira os famosos que representam a sua geração
Reprodução
Confira os famosos que representam a sua geração


O assunto da semana foi o termo cringe. Usada pela geração Z para traduzir como os millenials lhes dão vergonha alheia com suas calças skinny, seus cafés encorpados, seus emojis datados de 2020 e sua fixação em tudo que envolva Harry Potter e Friends, acabou virando o detonador de um conflito geracional.

Do cantor Richie ao senador Randolfe Rodrigues, quem se enxergou como cringe saiu em defesa de suas referências, predileções e hábitos. Mas Z e M são apenas algumas letras no alfabeto das gerações, que tem ainda X, Y, B, S, A, não necessariamente nessa ordem. Essa divisão é uma ferramenta muito usada por pesquisadores e profissionais de marketing para criar estratégias na criação de marca e produtos.


A seguir, saiba o conceito, conheça famosos e, em tempos de Torre de Babel, entenda o significado de algumas gírias usadas em cada tempo. grupos geracionais permitem que pesquisadores e profissionais de marketing usem informações e estratégias na criação de marca e produtos.

Geração silenciosa

Quem nasceu entre 1925 e 1944. A origem do nome é sofrida, para não dizer traumática. O contexto de seu tempo incluiu a Grande Depressão, a Segunda Guerra Mundial, a Guerra da Coreia, o início da Guerra do Vietnã… Mas também é testemunha ocular do nascimento do rock e dos movimentos pelos direitos civis.

Elenco

John Lennon, Elizabeth Taylor, Pelé, Milton Nascimento

Gírias

Coqueluche (moda do momento), fuzarca (confusão, alvoroço).

Geração baby boomer

Quem nasceu entre 1945 e 1960. O nome vem do boom de bebês nos Estados Unidos do pós-Segunda Guerra (coisa que seus filhos nem fazem ideia do que seja, pois não está no Tik Tok). Assumir posição política para o mundo? Não era tarefa fácil para quem foi um jovem boomer nos 1960 e 1970. O mercado de trabalho era outro duro de roer. E o ideal dessa geração acabou passando por busca de carreiras sólidas.

Elenco

Oprah Winfrey,Tom Hanks, Rita Lee, Bruna Lombardi

Gírias

Bafafá (confusão ou bagunça), borogodó (charme), boa pinta (boa aparência).

Geração X

Xuxa
Reprodução/RecordTV
Xuxa


Quem nasceu entre 1961 e 1980, no auge da Guerra Fria e no meio da ditadura militar no Brasil, por isso tem forte apreço pela liberdade e direitos individuais. Muito influenciado pela televisão, esse grupo populacional já era adulto ou jovem adulto quando a internet surgiu. Intensos, são muito mais acostumado com a comunicação pessoal, mas não têm outra alternativa a não ser se adaptar aos tempos de WhatsApp e reuniões virtuais, algo totalmente fora do script de quem cresceu num modelo vertical e hierárquico de organização de trabalho.

Elenco

Xuxa, Jennifer Lopez, Alexandre Nero, Cate Blanchett

Gíria

Viajar na maionese (delirar)

Geração Y (millennials)

Juliette, campeã do BBB 21
Reprodução
Juliette, campeã do BBB 21


Quem nasceu entre 1980 e 1995. São filhos da geração X e já vieram a um mundo globalizado. Também conhecidos como millennials, eles são testemunhas oculares da virada de chefe tecnológica, com a popularização da internet nos anos 1990. Cresceram numa época de prosperidade econômica, com os pais proporcionando maior acesso a TV a cabo, computador e videogame. Por outro lado... A revista Time, em 2014, a classificou como geração do “eu-eu-eu”.

Os millennials são millennials porque se tornariam adultos na virada do milênio, na passagem do século 20 para o 21. Acabaram cresendo como a geração símbolo do que é jovem, e muitos se acham assim até hoje, embora na faixa dos 40. Lembra o cringe? Pois é. Os velhos jovens millennials estão sendo chamados assim pela posterior geração Z, que ridiculariza alguns de seus hábitos.

Elenco

Mark Zuckerberg, Juliette, Justin Bieber.

Gírias

Deu ruim (deu errado, saiu fora do planejado), ranço (desprezo), zoar (brincar ou debochar), tá ligado (entender)

Geração Z

Maísa Silva
Reprodução/SBT
Maísa Silva


Quem nasceu entre 1995 e 2010. Tecnologia móvel é com ela. Os Z estão conectados por onde andam. Não imaginam o mundo sem computadores, tablets e celulares. Influenciador digital? Pode saber que ele é um adulto dessa geração, que adora criar dancinhas no Tik Tok e tem preguiça alheia dos millennials. Em relação à carreira, os Z despezam a ideia de exercer uma mesma função a vida toda tanto quanto quem ri em mensagem com "rsrsrs".

Elenco

Maísa Silva, Kylie Jenner, Sasha Meneghel.

Gírias

Cringe (vergonha alheia), Normie (uma pessoa “comum”, que tenha uma opinião popular), stan (fã de algum artista, livros, séries), cheugy (pessoa desatualizada).

Geração Alpha

Quem nasceu depois de 2010. São os filhos dos millennials, também conhecidos como nativos digitais. Vida real desconectada da virtual para eles não existe. O que leva a outras formas de se relacionar, aprender e experimenar o mundo. Essa geração "estreia" no ano de lançamento do primeiro iPad, para começo de conversa. Hiperconectados, criados em unidades familiares menores (muitos são filhos únicos) e moldados em um filosofia construtivista de educação, são mais questionadores. Espera-se que os alpha seja 2 bilhões no mundo até 2025.

Elenco

Príncipe George, Titi Gagliasso, Zoe Sato

Gírias

Noob (novato, gente nova em alguma comunidade), Dafuq (que absurdo)

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários