Famosos isentões: nem de direita, nem de esquerda, eles se dizem pró-Brasil

Movimento de celebs “em cima do muro” tem crescido e os fãs não estão nada felizes com isso.

Público Exigente

A polarização política mudou no Brasil mudou a maneira como os fãs enxergam seus ídolos. Atualmente a classe tem sido cobrada para expor sua posição política. Para Ana Freitas, especialista em redes sociais, esse movimento é normal, “pois o consumidor agora quer coisas que estejam alinhadas a seus valores”.

Reprodução Instagram

Famosos no Muro

Com medo de perder seguidores, os artistas têm adotado posições neutras, o que também têm irritado os fãs. Com a grande repercussão deste movimento de cancelamento dos famosos isentões, iG preparou uma lista de artistas que “estão em cima do muro”. Confira

Pixabay

Ivete Sangalo

Não é de hoje que a Rainha do Axé polemiza por evitar posicionamentos. Em março de 2021, ela foi cobrada pelo secretário de Saúde da Bahia para incentivar medidas de prevenção contra Covid-19 e acabou por dar uma resposta esguia. Em abril do mesmo ano, o marido da cantora polemizou ao acusar a empregada de lhe passar coronavírus. Apesar do sucesso, Ivete nunca revelou seu direcionamento político, mas fãs especulam que ela enverede para direita.

Reprodução/Instagram

Claudia Leitte

Também sucesso no axé, Claudia Leitte polemizou recentemente ao “minimizar” a pandemia no Brasil. Em participação no “Altas Horas”, questionadas sobre a morte por Covid-19 e o descaso do governo, ela disse ter um “coração pacificador”. A declaração gerou uma série de críticas na internet. Uma fã, inclusive chamou a loira de “reastê”, mistura de reaça com namastê, dando a entender que Claudia era adepta da direita, mas que não gostava de expor isso.

Reprodução/Instagram

Juliana Paes

Recentemente, Juliana Paes roubou os holofotes ao defender a médica Nise Yamaguchi, que depôs na CPI da Covid-19. A médica era conhecida por defender o uso de cloroquina no tratamento precoce do coronavírus -- o que não há eficácia comprovada. À época, a atriz foi chamada de “Bolsominion” e em resposta acabou piorando a situação, chamando pautas de defesa da esquerda de “delírios comunistas”. Apesar de todo o imbróglio, a atriz não assumiu posição política alguma e, literalmente, ficou “em cima do muro”.

Reprodução Instagram

Grazi Massafera

Ao ver a repercussão do caso de Claudia Leitte, Grazi Massafera compartilhou em seu perfil do Instagram um vídeo defendendo a isenção de artistas. Entretanto, a postagem apenas chamou atenção de seus fãs, que acabaram por considerá-la também uma famosa “isentona”.

Reprodução/Instagram/%40massafera

Luciano Huck

Em junho, em entrevista a Pedro Bial, Luciano Huck alegou ter votado em branco na eleição de 2018, que sagrou Jair Bolsonaro como presidente. Além disso, ele disse que neste momento não importa “direita ou esquerda”, mas sim a democracia. A declaração neutra irritou os seguidores do apresentador, que acabou incluso no grupo de “famosos isentões”.

Divulgação

Anitta

Em setembro de 2019 Anitta foi cobrada sobre sua posição política. A cantora relutou e acabou perdendo cerca de 500 mil seguidores no Instagram. Após o prejuízo, ela resolveu falar sobre o assunto, alegando que sentiu-se acuada. Por fim, ela acabou por negar que apoiasse Bolsonaro, entretanto, jamais voltou a falar sobre o assunto. À época, ela desafiou Ivete Sangalo a se posicionar, a optou por não aceitar o desafio.

Reprodução