Vera Gimenez e Luciana Gimenez
Divulgação RedeTV!
Vera Gimenez e Luciana Gimenez

Vera Gimenez, de 72 anos, minimizou o racismo no Brasil em comparação com o racismo praticado nos Estados Unidos até meados dos anos 60. As polêmicas declarações da  mãe de Luciana Gimenez aconteceram em live com Diogo Bonfim nas redes sociais.

"É geração mimimi, eu acho muito chato. Qualquer coisa que se fale, é muito mimimi. Você não pode fazer uma piada, nem falar mais nada. Gente, vocês importaram de onde? Dos Estados Unidos, por exemplo, esse racismo. Olha, dentro a universidade que eu fiz, eu tinha três grandes amigas: Zezé, Ana e Desluce. Hoje em dia, não sei se fala 'pretas ou negras', não importa", disse Vera Gimenez, que não se deu conta que apenas três negras em uma universidade é um número muito baixo.

A mãe de Luciana Gimenez revelou que ligou para essas amigas para discutir o racismo no "BBB 21". "Eu até liguei para a Ana, quando eu vi umas coisas de racismo no 'BBB', eu falei: 'Ana, será que a gente ia conseguir ser amiga como a gente é até hoje, desde 1981? Será que a gente conseguiria ser?' Porque estou vendo esse racismo importado, americano. Aqui tem racismo, não estou desfazendo disso. Mas lá o racismo era terrível. Até a década de 50, 60, sei lá, os negros não podiam entrar no mesmo ônibus. Os negros, não, os pretos — não sei mais como fala", afirmou Vera Gimenez.

No Brasil, a segregação racial pode não ter sido tão explícita. Mas sempre houve o racismo velado. Mas para Vera Gimenez, parece que o racismo aqui nunca existiu. "Aqui nunca teve isso. E, aliás, eu desafio a qualquer brasileiro, que não tenha um negro na família. Eu acho difícil. Aqui sempre teve um racismo de dinheiro: se você é rico, você pode ser negro, tanto faz. Nunca ninguém se importa. Nos Estados, não é bem assim. Agora está se importando esse problema aqui para o Brasil, que eu acho terrível, não consigo entender", disparou. As declarações de Vera Gimenez podem ser vistas a partir de 33 minutos e 15 segundos no vídeo abaixo.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!