RIO - Comemorando 11 anos de desfile, o Bloco da Preta este ano prestou uma homenagem às mulheres que inspiram a sociedade. A atriz e cantora Preta Gil, que comandou a festa, apostou numa parceria com quatro blocos femininos convidados: "Mulheres de Chico", "Mulheres Rodadas", "Samba que elas querem" e "Bloconcé". Durante o cortejo, que reuniu 320 mil foliões, segundo a RioTur, Preta fez vários discursos de empoderamento feminino. Ao final, a cantora se disse emocionada.

Leia mais: Pai de Zezé di Camargo e Luciano está internado em UTI

Antes do bloco, Preta Gil publicou uma foto e agradeceu ao público
Reprodução/Instagram
Antes do bloco, Preta Gil publicou uma foto e agradeceu ao público

— Ver o carnaval de rua tomar essa proporção é uma conquista. Nesse 11° desfile, eu pensei muito em ressignificar o bloco, por isso trouxe as mulheres de outros blocos. Cantarmos Chiquinha Gonzaga, que abriu as portas para muitas mulheres há mais de século, também tem muito significado para mim. É muito representativo uma mulher negra, gorda e feliz puxando um bloco em cima do trio — afirmou.

Com a missão de fazer um carnaval histórico dando esse recado do empoderamento feminino para o público, foi a primeira vez que o Bloco da Preta fez uma cerimônia de abertura no chão. Logo no início do bloco, o primeiro momento de emoção: com os blocos de mulheres, Preta Gil destacou o encorajamento e a liberdade das mulheres:

— Isso aqui é para a gente tirar do papel a palavra da moda, sororidade. Vamos cantar uma versão repaginada de "Abre-alas" falando da liberdade. Podemos ser o que quisermos — afirmou Preta, antes de cantar os versos ao lado das convidades: — Ô Abre alas que eu quero passar, ô Abre alas que eu quero passar, quem disse que eu não estou no meu lugar, quem disse que eu tenho que agradar.

A atriz Fabiana Karla, que apostou num figurino dourado egípcio para curtir a folia, também marcou presença neste domingo.

– Para mim, acredito que para Preta também, essa inspiração para mulheres valorizarem seu corpo é natural. Faz parte das minhas ações no ano todo. Fico muito feliz quando recebo fotos de mulheres de maiô falando que passaram a aceitar seus corpos pelo meu exemplo. Nesse carnaval temos visto cada vez mais mulheres se aceitando e isso é muito importante – declarou a atriz, que homenageia Cleópatra.

Sobre infraestrutura, Preta Gil elogiou o aparato das autoridades.

– Ainda estou no calor do momento. Vamos fazer uma avaliação, mas o que vi de cima do trio me deixou muito feliz. Os drones da polícia, o cerco de revista, tudo isso vai melhorando a segurança e o povo vai se adaptando. Tivemos um cortejo sem nenhuma briga, é bonito de ver.

A cobertura do carnaval do jornal O GLOBO tem apoio de Ame Digital.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!