Neste domingo (11) a escola de samba Paraíso do Tuiuti surpreendeu quem assistia ao desfile de carnaval à distância ou na Sapucaí. Com um samba-enredo abordando a escravidão, os carnavalescos da confraria fizeram inúmeras críticas sociais, com direito a caracterização do Presidente Michel Temer como vampiro, sátira com a reforma trabalhista e muito mais.
Leia também: Crítica social potente vale 14º título da Beija-Flor no Carnaval do Rio
Nesta quarta de cinzas (14) aconteceu a tão esperada apuração do carnaval carioca 2018. E para surpresa de muitos, a Paraíso do Tuiuti foi consagrada vice-campeã. A escola de samba perdeu por um décimo para a Beija-Flor , considerada uma das maiores campeãs da Sapucaí.
Leia também: Beija-Flor reforça tom político do carnaval 2018, que tem Mangueira favorita
O fato da Paraíso do Tuiuti , uma escola de samba com pouco patrocínio do grupo especial, ter chegado tão longe na disputa pelo título impressionou telespectadores, internautas e veículos de comunicação do Brasil inteiro.
O motivo de tanta notoriedade? O empenho para composição do samba-enredo, a determinação para construir as fantasias e com certeza a aproximação das críticas sociais feitas com o dia a dia do público.
A aproximação foi tanta que a Tuiuti ficou no trending topic em algumas redes sociais. No entanto, mesmo com tanto contato entre escola e público, poucos acreditavam no potencial da confraria. No Facebook internautas enalteceram e torceram pela escola:"Tuiuti fazendo história com o carnaval politizado, sabemos que será boicotada mas fez bonito na avenida, na torcida!", afirmou um. "Tuiuti melhor escola", disse outro. "Infelizmente devido as críticas, Tuiuti não ganha, mas eu adorei", finalizou um terceiro.
No Twitter usuários agradeceram e especularam possível fraude na apuração:"Parabéns pelo título e obrigada pela resistência, disse a candidata à presidência em 2014 Luciana Genro. "Golpe! Fraude! Estamos de olho", afirmou outro usuário.
Quem assistiu a apuração
, sabe que a Paraíso do Tuiuti fez seu melhor. A escola de samba
chegou a ficar empatada com a Beija-Flor, atual campeã, em determinado momento, mas no final… se tornou vice
!
Logo após a divulgação do resultado, a escola de samba retornou aos treding topics do Twitter com a hashtag #TuiutiCampeãDoPovo. Tweets irreverentes de apoio, gratidão e ironia são facilmente encontrados. Confira alguns:
Leia também: Ousada! Sabrina Sato usa fantasia sexy de Eva para baile de carnaval
Quando o resultado foi anunciado, tristeza não via-se na quadra da escola de samba, muito pelo contrário! O sentimento de missão cumprida estava no ar e a energia tomou conta dos carnavalescos da Tuiuti, que apesar de terem sido eleitos vice, ganharam um reconhecimento sem fronteiras. Já na internet, entre uma exceção e outra, um tom de gratidão pelos temas abordados pela escola é sentido nas publicações.