Tamanho do texto

Neste mês, a jornalista anunciou sua saída da emissora. O futuro da jornalista talvez esteja relacionado à publicidade, já que ela sinalizou interesse em trabalhar com seu site. Listamos o que ela pode aprender com o ex- Globo

Após 34 anos trabalhando na Rede Globo , a jornalista Carla Vilhena anunciou neste mês o seu desligamento da emissora.  A repórter participava do programa “Fantástico” além de ser uma das apresentadoras suplentes do “Jornal Nacional”. Assim como seu colega Evaristo Costa , a jornalista deve apostar na publicidade, sendo a terceira jornalista – levando em consideração a saída da comentarista Mara Luquet - da emissora a deixar o posto para apostar na publicidade.

Carla VIlhena anunciou sua saída da Rede Globo depois de 34 para se dedicar a internet
Reprodução
Carla VIlhena anunciou sua saída da Rede Globo depois de 34 para se dedicar a internet

Leia também: Irresistível! Evaristo Costa entra na onda do funk Que Tiro Foi Esse

Com um blog criado em 2016, em que compartilha um pouco sobre a sua vida pessoal, receitas entre outras reflexões pessoais, Carla Vilhena afirmou que, a partir de agora, pretende se dedicar mais para esse seu projeto pessoal. O caminho que será traçado por Carla Vilhena, por sua vez, não é novo. Evaristo Costa, por exemplo, antes mesmo de anunciar a sua saída da emissora, apostou em colocar o seu nome sob os holofotes por meio das redes sociais. Assim, caiu no gosto do público, conquistando inclusive diversos contratos com empresas que se beneficiaram da sua simpatia e influência nas redes sociais.

Leia também: Evaristo Costa apresenta jornal para promover "Bright" da Netflix; assista

O caminho que Vilhena deverá seguir, entretanto, será diferente. Com um ar mais sério e publicações sóbrias, a blogueira deverá traçar um novo trajeto que poderá ser mais uma aposta pioneira para os jornalistas. Apesar de possuir um perfil diferente do seu colega do “Jornal Hoje”, desvendamos algumas técnicas de Costa que a agora pretendente a influencer pode resgatar para o seu novo projeto. Confira!

Presença nas redes sociais

Carla Vilhena
Reprodução
Carla Vilhena

Evaristo Costa comanda todas as redes sociais: seja no Facebook, no twitter ou no Instagram, o jornalista se fez presente dando o que falar. Como qualquer estratégia de mídia atualmente, para promover qualquer marca – seja ela uma empresa ou um blog – a presença nas redes sociais é fundamental, pois é assim que o público pode ficar sabendo sobre as novas postagens, podendo acompanhar cada passo da celebridade. E, para o jornalista, é essa possibilidade de aproximação com o seu dia a dia que lhe rendeu bons frutos, já que por ser tão presente nas redes, diversas marcas aproveitaram sua imagem para aparecer.

Interação com os seguidores

Entretanto, não é apenas se fazer presente nas redes sociais que uma celebridade chama atenção. A interação com os seguidores é fundamental - e Evaristo Costa sempre soube disso! Com um humor pra lá de positivo, o jornalista frequentemente respondia aos questionamentos mais bizarros que apareciam em sua página, dava conselhos amorosos para os seus fãs e entrava nas correntes e brincadeiras que iam surgindo nas redes sociais. Não é à toa, portanto, que Costa foi um grande produtor de memes nos últimos tempos. Ainda que Vilhena possua um tom mais sóbrio em suas publicações e inclusive no seu blog, a interação nas redes sociais com os seus fãs é um pré-requesito para que ela faça sucesso na web e Carla Vilhena pode aprender muito com o colega e adaptar essa interação para o seu próprio propósito na internet.

Leia também: Aventura na selva! Glória Maria curte viagem na África do Sul

Por que tão séria?

Ainda que suas publicações sejam mais sóbrias e tenham um teor mais informativo e pessoal, o humor não pode faltar. Como já diz o ditado, o melhor do Brasil é o brasileiro e é por isso mesmo que momentos cômicos fazem tanto sucesso na web. Evaristo Costa mostrou isso durante os últimos anos com suas publicações e comentários nas redes sociais, chegando até mesmo comentar sobre uma festa em que foi tema e fazendo promoção dos seus “serviços” para lá de inusitados.


Às vezes, entrar em uma brincadeira só aumenta ainda mais a sua boa reputação nas redes. Fica a dica, Vilhena!

Gente como a gente

Pode parecer óbvio, mas sair do mundo do estrelato e se mostrar mais “gente como a gente” também é uma boa aposta para fazer sucesso nas redes. Evaristo Costa já publicou diversos momentos em que se mostrava um cara comum, como por exemplo ao responder uma seguidora que “acordo sempre bem humorado. Mas demoro pra pegar no tranco às segundas-feiras”, quando foi questionado se realmente tinha bom humor pela manhã. E, talvez por isso mesmo, acabou sendo enaltecido nas redes sociais ganhando cada vez mais seguidores. Carla Vilhena, em seu blog, já afirmou que busca mostrar esse seu lado menos midiático – algo que pode fazer muito sucesso, como aconteceu com Costa, ou apenas cair no esquecimento. Resta saber se ela conseguirá usar essa ferramenta ao seu favor!

Sem medo de se jogar

Evaristo Costa estrela campanha de ''Bright'' para Netflix e apresenta jornal com chamada para filme que estreia hoje (22)
Reprodução/Facebook
Evaristo Costa estrela campanha de ''Bright'' para Netflix e apresenta jornal com chamada para filme que estreia hoje (22)

Para se aventurar na internet, correr riscos é algo constante. Com uma cultura mutante em uma velocidade muito feroz, para se manter em alta é necessário um jogo de cintura que faça com que seu nome nunca perca a força na internet. Evaristo Costa mostrou que sabe disso porque, ainda que volta e meia acaba aparecendo de forma discreta nas redes, estoura em uma ou outra parceria, como foi o caso com a Netflix. Sem medo de se jogar nas novidades do mundo virtual, o jornalista participou de teasers de “Bright”, um filme original da Netflix estrelado por Will Smith, tendo um inclusive sendo inspirado em seu passado. Este talvez seja um dos maiores aprendizados que Carla Vilhena pode obter com o ex-colega de profissão!

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.