
Em 2026, o Carnaval do Recife (PE) conta com seis dias de festa, 50 polos e mais de três mil atrações. Os detalhes dos Festejos de Momo, na capital pernambucana, foram divulgados pela Secretaria Municipal de Cultura e pelo prefeito João Campos (PSB), durante coletiva na manhã desta quinta-feira (22).
Nesta edição, os homenageados são o cantor e compositor pernambucano Lenine, a cozineira Carmen Virgínia e o Bloco Madeira do Rosarinho, agremiação centenária.
Em entrevista ao Portal iG, o presidente do Bloco Madeira do Rosarinho, Duca, falou sobre o reconhecimento em ser um dos nomes homenageados.
"A gente recebeu com surpresa, mas a gente é muito grato porque é um reconhecimento do nosso trabalho, do nosso esforço. Chegar aos 100 anos e ser homenageado é fruto de muito trabalho, muita resistência no decorrer desse tempo todo", salientou.
À reportagem, Carmen Virgínia relatou que o momento é de êxtase, como também de responsabilidade. "Ser homenageada requer pé no chão, porque não é só a Carmen Virgínia que está aqui, mas toda uma rede de mulheres. Represento mulheres que empreendem, mulheres de terreiro, donas de casa, mães solo", frisou.

Com o tema Carnaval do Futuro, toda a identidade visual foi feita com recurso da Inteligência Artificial. "O Carnaval do Futuro é brincadeira, que só quem de poder falar de futuro é quem sabe, quem tem história e tradição", salientou o prefeito João Campos.
Programação oficial
Parte da programação oficial do Carnaval do Recife já havia sido divulgada em 2025. Segundo o presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Marcelo Canuto, a grade é composta majoritariamente por atrações locais.
Entre os nomes estão: Ludmilla, Lenine, Iza, Liniker, Priscila Sena, Alok, Silva, o projeto Domiguinhos (João Gomes, Jotapê e Mestrinho), Anderson Neiff, entre outros.

Subida do Galo
O maior símbolo do Carnaval do Recife, o Galo da Madrugada fica de pé no dia 11 de fevereiro. Contudo, o desfile, que oficialmente decreta o início dos Festejos de Momo, ocupa as ruas do centro da cidade no Sábado (14).
Neste ano, o bloco tem como tema 'Frevo no Planeta Galo'. Conforme o presidente da agremiação, Rômulo Meneses, todos os carros alegóricos estarão pautados nessa temática e "vão tanto exaltar nossas riquezas naturais quanto destacar alternativas de redução de impactos ambientais, como a reciclagem e as chamadas energias limpas e renováveis".

Logística e expectativa
Durante o carnaval, de acordo com o prefeito João Campos, Recife contará com mais de 150 voos extras para atender essa demanda sazonal. A expectiva, ainda segundo o prefeito, é que a rede hotelera tenha lotação máxima e que a circulação de pessoas deve ser de cerca de três milhões nos seis dias de festa.