Durante uma conversa com outros participantes do BBB 23, a atriz Bruna Griphao teria afirmado que profissionais biomédicos não poderiam realizar procedimentos estéticos. Na última quinta-feira (23), o Conselho Federal de Biomedicina publicou uma nota repudiando a declaração da artista.
Em conversa com os brothers, Bruna declarou acreditar que biomédicos não podiam realizar os procedimentos. Em dúvida, ela pediu explicações a médica Amanda, que lhe informou que outros profissionais da área da saúde também são autorizados desde que tenham especialização.
Na nota divulgada pela entidade, o Conselho Regional critica as falas desinformadas de Bruna e destaca a conquista e a luta dos profissionais da área.
"Não aceitaremos submissão da nossa atividade a nenhuma outra categoria profissional", diz o comunicado.
Em outro momento, Bruna Griphao revelou ao médico Fred Nicácio e ao ator Gabriel Santana ter se arrependido de ter realizado procedimentos estéticos.
"Na boca, já fiz preenchimento e tirei. Me arrependo muito de ter feito, sabia? Aí eu tirei".
"Senti que minha cara caiu depois. Aí fiz nariz… Meu nariz ficou maior do que ele já é. Ficou enorme. Fiz preenchimento para ele ficar mais retinho… ficou um bagulho inacreditável de grande. Fui me sentindo muito esquisita. Tive que tirar o preenchimento e doeu muito", completou ela, recordado a época das modificações.
Leia a nota na íntegra:
"O Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), bem como os Conselhos Regionais de Biomedicina e entidades parceiras (Escola Nacional de Biomedicina, Associação Brasileira de Biomedicina e Academia Brasileira de Biomedicina), repudiam veementemente a fala da atriz e influenciadora digital Bruna Griphao, que enfatiza que os biomédicos não são da área da saúde e não podem realizar procedimentos estéticos. No vídeo, a atriz demonstrou total desconhecimento a respeito da Biomedicina, e, com razão, os profissionais biomédicos que atuam com a estética vêm se manifestando contrários ao comentário de Griphao, que destacou ainda que não é recomendado realizar tratamentos estéticos por não médicos. O CFBM esclarece à sociedade que a Resolução nº 197, de 21 de fevereiro de 2011, normatiza os procedimentos que podem ser realizados pelos Biomédicos no âmbito da saúde estética, bem como a atuação dos responsáveis técnicos de empresas que executam atividades de fins estéticos. 'O fato é que todo e qualquer procedimento estético deve ser realizado por um profissional habilitado e qualificado para realizar os procedimentos. A estética é uma das áreas que mais tem se destacado no âmbito da Biomedicina. Temos profissionais incríveis e que fazem trabalhos primorosos. É uma conquista nossa e não aceitaremos submissão da nossa atividade a nenhuma outra categoria profissional', destacou o presidente do Conselho Federal de Biomedicina, Dr. Silvio José Cecchi."
+ O "AUÊ" é o programa de entretenimento do iG Gente. Com apresentação de Kadu Brandão e comentários da equipe de redação, o programa vai ao ar toda sexta-feira, às 12h, no YouTube, com retransmissão nas redes sociais do portal.