Tamanho do texto

Paredão opõe o rico, o desrespeitador de idosos e aquele que não pensou no interesse do coletivo. Resultado deve influir no jogo dos confinados

Luiz Felipe, Marcos ou Ilmar? Quem deixa a casa do “BBB” nesta terça-feira (14)? A maneira como o primeiro paredão triplo desta edição se formou desestruturou muita coisa na casa. A começar pelo esquema que o grupo capitaneado por Emily, Roberta e Luiz Felipe tinha montado para emparedar Ilmar. Pedro, que atendeu o Big Phone e ganhou a incumbência de emparedar alguém, colocou o sul-mato-grossense na reta e precipitou uma dessas armadilhas do destino, já que a casa acabou por emparedar Luiz Felipe - que passara a semana se gabando de ter voto duplo.

Leia mais: Será que já temos um favorito no “BBB 17” ?

Ilmar, Marcos ou Luiz Felipe? Qual dos brothers deve deixar a casa do ''BBB17'' no paredão dessa semana?
Artur Meninea/TV Globo
Ilmar, Marcos ou Luiz Felipe? Qual dos brothers deve deixar a casa do ''BBB17'' no paredão dessa semana?


"Pedro tem se comportado como um sniper, atirador de elite. Joga uma coisinha aqui e ali, e sai. Agora, terá que se comprometer", avisou Thiago Leifert . Comprometimento parece ter sido a tônica dessa última semana no “ BBB 17”. Emilly, que se envolveu em confusão até mesmo com a mama Ieda e acusou Marinalva de “tirar vantagem” de sua condição de deficiente física. Ilmar reclamou de deslealdade. Daniel evocou o fator riqueza como critério para emparedar Marcos e Luiz Felipe quis saber dos mais próximos se a confusão com Ieda pode fazer com que o público o elimine.

Leia mais: Após briga com Emilly, Elis consegue mudar de grupo


Daniel apoiou-se no assistencialismo tão caro ao brasileiro, tanto no viés político-ideológico, como na TV com programas como os de Gugu e Ratinho, para justificar seu voto. O público do programa já contemplou vencedores com esse perfil justamente porque os jogadores iluminaram esse recorte. Kleber Bambam (“BBB 1”) e Cida (“BBB 4”) são dois exemplos, mas o público parece ter amadurecido e se deixado seduzir menos por esse aspecto do jogo. Mas a edição atual radicaliza essa dinâmica ao focar na questão da representatividade. Se Daniel evitou se comprometer com quem está na casa por apontar Marcos , o menos popular entre os confinados e um dos mais endinheirados, acertou ao pontuar que é preciso ter cuidado na maneira como antagonizar Ieda e Marinalva.

Os amigos Marcos e Ilmar devem comemorar a eliminação de Luiz Felipe nesta terça (14)
Reprodução/Globo
Os amigos Marcos e Ilmar devem comemorar a eliminação de Luiz Felipe nesta terça (14)

Daniel sabe que o moralismo do brasileiro pode ser preponderante em determinadas circunstâncias do jogo e justamente por isso disse a Emilly que não seria um bom negócio imunizar Roberta ou Luiz Felipe. Comprometimento é mesmo a palavra-chave da semana no programa.

Leia mais: Cadê Rutinha?  Internautas comparam Manoel do "BBB 17" a Tonho da Lua

Parece razoável supor que Luiz Felipe seja eliminado nesta terça-feira (14) e justamente por isso o jogo arriscado de Daniel, de indicar Marcos sob tal justificativa, pode não lhe ser tão prejudicial. No meio tempo, o “BBB 17” incorpora uma discussão social importante e que a esta altura do campeonato e com o reality longe de seus melhores dias no ibope, poucos imaginavam possível. Como bônus, o jogo está cada vez mais interessante.

    Leia tudo sobre: BBB