O médico e escritor Paulo Rosenbaum participa da " Roda de Conversa: Saiba o Agora... Entenda o Depois " nesta quarta-feira (14), às 18h, no Espaço Kadimah , em São Paulo . O tema do encontro será “ A vida de um médico e escritor ”, com entrada gratuita na Rua Heitor Penteado, 220, loja 4, no bairro Sumarezinho.
Colunista do Portal iG , Rosenbaum fará uma apresentação que inclui leitura dramática de trechos de seus romances e leitura de poemas inéditos. O autor também irá comentar temas centrais de suas obras de ficção, em atividade promovida por um novo espaço cultural da cidade.
Autor de romances como A Verdade Lançada ao Solo , Céu Subterrâneo e Navalhas Pendentes , Rosenbaum é também ensaísta e médico , com pós-doutorado pela USP . Seus livros misturam referências filosóficas, tradições judaicas e discussões sobre a contemporaneidade.
Críticos destacam a profundidade da obra do autor. A professora Regina Igel afirmou, em resenha ao Estado de S. Paulo , que A Verdade Lançada ao Solo “provoca nossa curiosidade intelectual, espiritual e emocional”. O texto, segundo ela, exige leitura lenta e reflexiva.
Obra mistura literatura, medicina e cultura judaica
Nascido em 1959, em São Paulo , Rosenbaum é filho de sobreviventes do Holocausto e cresceu imerso na cultura judaica . Sua ficção é influenciada por autores como Umberto Eco , Milan Kundera e Isaac Bashevis Singer.
Lyslei Nascimento , pesquisadora da UFMG , analisa o romance Céu Subterrâneo como uma arqueologia da memória, onde passado e presente se cruzam por meio de tecnologias modernas, como hologramas. O livro resgata a cidade de Hebron como metáfora da identidade.
Já Navalhas Pendentes , publicado em 2021, discute autoria e originalidade na era digital. “A literatura fala do ser humano no mundo. A literatura fala de si mesma”, escreveu Julio Jeha no Estado de Minas , ao comentar os limites entre criação e plágio na obra.
Além dos romances, Rosenbaum também é autor de ensaios e textos científicos. Entre os principais títulos na medicina estão Novíssima Medicina , Entre Arte e Ciência e História Lógica da Arte de Cuidar .