A Band decidiu afastar o narrador Sérgio Maurício das transmissões da temporada 2025 da Fórmula 1 devido a polêmica envolvendo comentário transfóbico em suas redes sociais direcionado à Deputada Federal Erika Hilton (PSOL). Influenciadores do automobilismo repercutiram o caso em pronunciamento conjunto.
A nota de repúdio assinada e divulgada por 26 influenciadores da Fórmula 1, condena os “comentários transfóbicos” , pontuando que “falas discriminatórias contra pessoas transgênero não podem ser relativizadas ou tratadas como meras opiniões, mas sim como infrações legais passiveis de sanções”, alerta a nota.
A nota cita a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento ADO 26 e do MI 4733 que equiparam os crimes de LGBTfobia aos crimes de racismo, tratados pela Lei nº 7.716/1989.
“É inadmissível que a principal voz da Fórmula 1 no Brasil, um esporte que une milhões de pessoas e nos proporciona tantas alegrias, seja utilizada para propagar discursos de ódio e exclusão ”, pontuam os influenciadores. “O jornalismo esportivo e qualquer forma de comunicação publica devem pautar-se pelo respeito e ela responsabilidade social, assegurando que todos os indivíduos sejam tratados com dignidade, independentemente de sua identidade de gênero ”, concluem.
A nota é assinada por perfis e personalidades como: Carol Politta, Kevin Nicolas, Turma do Padoque, além de diversas contas de fã clubes de equipes e pilotos do automobilismo.