Morre Marc Beauchamps aos 61 anos
Reprodução/O Globo
Morre Marc Beauchamps aos 61 anos


O produtor de cinema Marc Beauchamps morreu neste sábado, aos 61 anos, em um hospital do Rio de Janeiro. Há sete anos, ele lutava contra um câncer, que começou no pulmão, atingiu a cabeça e, em seguida, a bexiga.


"Meu pai é muito guerreiro, estava terminal há anos, mas continuou lutando como podia, ele queria muito viver. Teve um AVC, não resistiu ao câncer de bexiga", contou o filho Bruno Beauchamps, de 36 anos e é distribuidor de cinema. "Eu estava com ele no hospital na hora em que morreu. Estava com a mão no peito dele e pude sentir os últimos batimentos do seu coração. Foi bonito", completou.

Nome importante da chamada era da retomada do cinema brasileiro, pós-governo Collor, Beauchamps está por trás de longas como "Olga", Cidade de Deus", "Os normais", "Madame Satã", "Pequeno dicionário amoroso", entre outros. Ele também co-produziu o longa "Eu, tu, eles".

Leia Também

Nascido na França, o produtor chegou ao Brasil aos 19 anos e dirigiu o primeiro documentário sobre Serra Pelada, ao lado de Gustavo Hadba, que viria a se tornar um dos maiores fotógrafos do cinema brasileiro. Em seguida, criou a empresa Inicial Brasileira, que levava filmes daqui para a França.

Em 1990, Beauchamps fundou a Lumière, que durante anos foi a maior distribuidora de filmes no Brasil e também representou a Miramax em solo verde e amarelo. À frente da empresa, Beauchamps lançou mais de 100 filmes - como "Delicatessen", "True romance", "A vida é bela", "Paciente Inglês", "Central do Brasil", "Good Will Hunting", "Cartas na Mesa", "Jackie Brown", "As horas" e "Kill Bill" -, que juntos totalizaram mais de 20 milhões de ingressos.

Durante 20 anos, Beauchamps revolucionou a forma de se comercializar filmes no Brasil.

Em 2013, o produtor foi preso pela Interpol acusado de tráfico internacional de drogas pelo Governo da França. Na ocasião, publicou um depoimento em seu perfil no Facebook. Dizia: “Posso ter feito muitas besteiras em minha vida, mas, nunca trafiquei! Estou muito feliz de poder escrever da minha casa e dizer o quanto o apoio de todos vocês me emocionou. Os 29 dias que fiquei preso foram terríveis! Não recomendo pra ninguém. Não consegui entender a razão do meu encarceramento. Realmente, vivi muitos anos no inferno e na escravidão da minha dependência química, mas nunca trafiquei e sempre fiz questão de ficar longe. Sempre dediquei minha vida profissional ao cinema, seja como técnico, diretor, produtor ou distribuidor. Todas as minhas rendas foram geradas somente pelo cinema e pelo audiovisual, nunca pelas drogas".

Leia Também

Ele foi condenado pelo Tribunal de Relação de Paris à pena de três anos de prisão pela prática dos crimes de transporte, posse, aquisição e exportação de entorpecentes. Em 2016, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou sua extradição. Mas, após recursos, o STF voltou atrás e ele acabou absolvido.

O produtor deixa outros três filhos, Rafael, de 33 anos, e Luisa, de 23. Marc Beauchamps era casado com a fotógrafa Fernanda Vasconcelos. O velório será na manhã desse domingo (5), no Cemitério do Caju, onde ele, em seguida, será cremado

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!