Desde que colocou um ponto final em seu caso com Dom Pedro II (Selton Mello), Luísa (Mariana Ximenes) não anda bem em "Nos Tempos do Imperador". A situação da Condessa vai piorar ao ponto dela passar fome após sofrer nova rejeição.
Para cumprir sua função como preceptora das princesas e até mesmo viver seu amor com o marido de Teresa Cristina (Leticia Sabatella), Luísa foi obrigada a ficar longe de seu filho Dominique (Guilherme Cabral).
O menino foi para Europa e cresceu em um colégio interno graças a ordem dos pais. Quando finalmente Luísa vai para a França ficar com seu menino, ela recebe uma carta do marido.
Eugênio (Thierry Tremourox) relata que Dominique lhe pediu para fazer uma viagem. O rapaz quer conhecer vários países ao redor do mundo apenas com o pai. Luísa percebe a indireta e cai no choro para a aflição de Justina (Cinnara Leal).
A Condessa de Barral lamenta ter abandonado o filho e agora está pagando por seu pecado. A viagem de Dominique dura um ano, explica Luísa a sua funcionária chorando.