José Mayer foi acusado de assédio por uma ex-funcionária da rede Globo, Susllem Tonami, que na última sexta-feira (31) ofereceu seu relato ao jornal Folha de S. Paulo , no blog #AgoraÉQueSãoElas. Desde então, funcionárias da emissora têm demonstrado apoio a Susllem, e nesta terça-feira (04) ganhou força nas redes sociais a campanha “Mexeu Com Uma, Mexeu Com Todas” , com a hashtag #ChegaDeAssédio. Muitas atrizes, que inclusive já atuaram ao lado de Mayer, apoiaram a causa, que tem por objetivo acabar com a normatização do machismo do ambiente de trabalho.

Alice Wegmann, que atuou com José Mayer em
Divulgação/Instagram
Alice Wegmann, que atuou com José Mayer em "A Lei do Amor", utilizou suas redes sociais para apoiar o movimento contra o assédio

José Mayer , que admitiu seu erro , havia inicialmente negado o ocorrido. Figurinha carimbada nas produções globais, o ator é constantemente escalado para viver personagens “garanhões”, mulherengos desejados por mulheres de todas as idades, desde as mais velhas, até meninas novinhas.

Relembramos os principais pares românticos de Mayer em novelas, inclusive com colegas que apoiam a campanha para o fim do assédio, como Camila Pitanga e Taís Araújo.

“A Lei do Amor”                                                             

José Mayer em
Reprodução/Globo
José Mayer em "A Lei do Amor" como Tião

Em sua mais recente interpretação, José Mayer interpretou Tião, que foi casado com Helô (Cláudia Abreu) primeiro e depois com Magnólia (Vera Holtz). O vilão foi responsável por muitas das maldades que aconteceram na novela, inclusive o sumiço de Marina ( Alice Wegmann ). Alice se manifestou nas redes em relação a campanha, e compartilhou uma foto utilizando uma camiseta com os dizeres “Mexeu com uma, mexeu com todas”.

"Império"

Em
Divulgação/TV Globo
Em "Império", ele vivia um grande amor escondido com o personagem de Kléber Toledo

O personagem de Zé Mayer nesse folhetim teve destaque por conta de ser um homossexual  não assumido. Casado com Beatriz (Suzi Rêgo), ele vivia um amor secreto com Léo (Kléber Toledo). Ao final da novela, ele finalmente consegue assumir sua sexualidade e vive feliz com Léo.

“Fina estampa”

Em
Divulgação/TV Globo
Em "Fina Estampa" interpretava um "garanhão que seduzia a personagem de Christiane Torloni

Outro papel marcante foi o Pereirinha de “Fina Estampa”, que tinha um visual bem único, que fez Mayer deixar crescer a barba e o cabelo. O pescador era casado com Griselda, a Pereirão (Lilia Cabral) até sumir no mar e ser dado como morto. Ele eventualmente retrona e faz sucesso com seu “ robalo ”, que conquistou a vilã Teresa Cristina (Christiane Torloni).

“Viver a Vida”

Em
Divulgação/TV Globo
Em "Viver a Vida", ele faz par romântico com Taís Araújo, quase 30 anos mais jovem

Na novela de Manoel Carlos, ele atua como Marcos ao lado de Taís Araújo no papel de Helena. Eles fazem um casal que se apaixona apesar da grande diferença de idade. Para ficar juntos, eles tem que superar a filha de Marcos, Luciana ( Alinne Moraes ), que faz de tudo para separá-los. Tanto Alinne quanto Taís manifestaram apoio a campanha.

"Senhora do Destino"

Em
Divulgação/TV Globo
Em "Senhora do Destino" ele disputa o amor de Maria do Carmo com Giovanni Improtta

Em outra novela memorável, José Mayer interpreta o grande amor de Maria do Carmo ( Susana Vieira ), Dirceu. Os dois tem que lidar com Giovanni Improtta (José Wilker), que é apaoxonado por Maria do Carmos e faz de tudo para ficar com ela. A trama, que emocionou com a história de superação de Maria do Carmo e a vilã Nazaré (Renata Sorrah), está atualmente de volta a TV no “Vale a Pena ver de Novo” .

“Mulheres Apaixonadas”

Camila Pitanga foi um dos pares românticos de José Mayer em
Divulgação/TV Globo
Camila Pitanga foi um dos pares românticos de José Mayer em "Mulheres Apaixonadas"

Em outra trama de Manoel Carlos , Zé Mayer faz outro par romântico com uma Helena. Dessa vez, porém, é Christiane Torloni que dá vida a musa de Manoel. Mayer faz César, um amor do passado de Helena que reaparece em sua vida. No entanto, antes de ficar com ela, ele se relaciona com Laura (Carolina Kasting) e com Luciana ( Camila Pitanga ). Camila também usou as redes para mostrar seu apoio a campanha contra o assédio.

"Esperança"

Maria é apaixonada por Tony em
Divulgação/TV Globo
Maria é apaixonada por Tony em "Esperança", mas acaba se casando com Martino (José Mayer)

Em 2002 estreou “Esperança”, novela de época que mostrava o amor impossível de Maria ( Priscila Fantin ) e Tony (Reynaldo Gianecchini). Impedidos de ficar juntos quando Tony viaja da Itália para o Brasil, Maria é obrigada a casar com Martino (José Mayer). Eles acabam vindo para o Brasil também, onde Martino é morto, deixando Maria viúva. Apesar de reencontrar Tony, seu amor não é certo, já que ele se envolveu com Camille (Ana Paula Arósio). Priscila também declarou apoio ao movimento em seu Instagram .

"Presença de Anita"

Em 'Presença de Anitta' ele se apaixona pela ninfeta, mas a história tem final trágico
Divulgação/TV Globo
Em 'Presença de Anitta' ele se apaixona pela ninfeta, mas a história tem final trágico

Uma das minisséries mais marcantes da rede Globo, “ Presença de Anita ” foi ao ar em agosto de 2001, com Mel Lisboa interpretando a personagem-título. José Mayer faz Nando, homem casado que se envolve com a ninfeta , numa trama repleta de suspense e obsessão, que acaba de forma trágica, com Nando assassinando Anita.

“Laços de Família”

Déborah Secco, bem mais jovem que José Mayer, faz par romântico com ele em
Divulgação/TV Globo
Déborah Secco, bem mais jovem que José Mayer, faz par romântico com ele em "Laços de Família"

Em mais uma parceria com Manoel Carlos, “Laços de Família” o apresenta como Pedro, responsável por um haras, e que protagoniza cenas intensas com Íris ( Deborah Secco ), que é apaixonada por ele. Ele, por sua vez, se interessa por Cíntia (Helena Ranaldi), e passa boa parte da novela tentando resistir as investidas de Íris, também bem mais nova que o galã. Déborah foi mais uma atriz que aderiu ao movimento. 

"A Indomada"

Novela
Divulgação/TV Globo
Novela "A Indomada" mostrou relação complicada entre José Mayer e Adriana Esteves

Em outro folhetim marcante, José Mayer é o protagonista Teobaldo Faruk, que vive uma relação de amor e ódio com Lúcia Helena ( Adriana Esteves ). A novela ficou marcada pelasa divertidas expressões que misturavam inglês e português, além do personagem “cadeirudo”, que foi um mistério durante todo o folhetim.   

Leia também: José Mayer e celebridades envolvidas em casos de assédio ou abuso sexual

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!