‘DFB Festival’ acontece desde 1999
Reprodução/Instagram - 09.05.2022
‘DFB Festival’ acontece desde 1999


Em 1999, Cláudio Silveira idealizou o “Dragão Fashion Brasil” no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, localizado em Fortaleza (CE). A dedicação foi contínua até que o “DFB Festival” chegasse à proporção atual, como o maior encontro da moda autoral da América Latina. Em entrevista ao iG Gente, a mente criativa por trás do evento contou detalhes da 22ª edição, que acontece entre os dias 25 a 28 de maio, na Praia de Iracema, na capital cearense.

“A gente vem trilhando um caminho bem árduo, focado no autoral [...] Acredito que o ‘DFB’ conseguiu se segurar durante esses 23 anos com o autoral porque você viu a queda dos eventos nacionais com o foco no comercial”, declara Cláudio, que segue destacando como o encontro apresenta uma “veia necessária para a cultura brasileira”.

Após ter edições canceladas devido à pandemia da covid-19, Silveira adianta que a maior novidade do “DFB” de 2022 é o apoio à indústria cearense, já que trará pela primeira vez este setor em um pavilhão no evento. Contudo, a proposta principal do evento segue como a mesma, de trazer a “fidelização da cultura do estado do Ceará e do Nordeste”, enquanto incentiva os “pequenos empresários, empreendedores e novos talentos da moda autoral”.

+ Entre no  canal do iG Gente no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre celebridades, reality shows e muito mais!

“A gente está tentando trazer todo mundo para fortalecer a visibilidade do Nordeste. Vamos focar no nosso Nordeste. São Paulo e Rio já fizeram o que podiam fazer pela moda brasileira. Eles agora têm que se organizar para as indústrias poderem voltar a crescer [...] Há 23 anos eu faço isso e agora que o mercado está vendo que tem que apoiar esses novos empreendedores”.

Claudio Silveira, idealizador do evento
Divulgação/Thaís Gadelha
Claudio Silveira, idealizador do evento


Entre os outros objetivos do “DFB Festival” está uma vertente educacional, já que o encontro conta com a participação de faculdades de todo o país. O idealizador destaca a importância para os estudantes participarem de uma vivência presencial com tantas palestras após anos unicamente com o ensino à distância. E o melhor: essa experiência é gratuita.


“[A experiência no evento] vai continuar incentivando para que os estudantes possam voltar para os órgãos, para as faculdades de moda, para os cursos… Para que eles possam se incentivar! A nossa programação é de incentivo à formação e para a qualificação. Seja em qualquer instituição. A gente quer que eles voltem para o mercado e lembrem-se que o mercado é grande, que a gente pode inseri-los após aprenderem realmente a estar com essas instituições”.

Vale destacar que, em 2019, Fortaleza recebeu o posto de Cidade Criativa do Design pela Unesco. Cláudio pontua que este título traz consigo uma “responsabilidade maior” de cumprir todos os objetivos no evento, o único do país a receber o apoio do Governo do Estado, da Prefeitura e da Enel.


O idealizador do “DFB Festival” ainda destaca como é preciso “apresentar ao público o que nós temos de melhor de design”, convidando personalidades de destaque do meio para celebrar os trabalhos nacionais. “A gente precisa de pessoas que já conhecem nosso trabalho e tentam fomentar junto conosco essa visibilidade para os pequenos empresários, empreendedores e os novos talentos da moda autoral, que vão para dentro das fábricas, para ter cada vez mais um time preparado para atuar no mercado”, expõe.

Já em relação às celebridades que marcam sempre presença no festival, o profissional relata que chegou a convidar algumas figuras como Thyane Dantas, esposa de Wesley Safadão, que tem uma marca de moda. Ele ainda explica como tais convidados públicos se diferenciam no evento.


“Não é uma pegada como era feito há muitos anos no ‘São Paulo Fashion Week’, de colocar uma primeira fila só de celebridades. Não é a nossa intenção. Para mim, as celebridades de Fortaleza são todas as pessoas que possam fazer o diferencial para o nosso Estado. Então quem faz o diferencial pelo Estado é convidado por nós para estar no evento. Se apresentando, para estar mostrando sua arte, mostrando seu trabalho. Essas para mim são as celebridades que eu tenho no evento”.

Nesse panorama, Cláudio Silveira se vê empolgado na expectativa de retornar a celebração do Nordeste: “Vamos voltar com o pé direito, com muita determinação e muita garra [...] Esse é um projeto verdadeiro, genuinamente nordestino, que se preocupa com toda a cadeia produtiva da região e do país. E que se preocupa com todas as faculdades do país, que têm na veia essa necessidade de unir essas pessoas, de fazer com que eles dialoguem juntos e encontrem saídas juntos para o mercado da moda”.

Atrações musicais

Na noite desta segunda-feira (9), o "DFB Festival" anunciou as atrações musicais da temporada 2022. A cantora Roberta Campos vai fazer o show do primeiro dia (25 de maio). Na quinta-feira (26), Mundo Livre S/A, Benza e Luiza Nobre se apresentam. Na sexta (27), é a vez de Davi Cartaxo. No sábado (28), o festival se despede com "Selvagens à Procura de Lei". 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!