Filme
Divulgação
Filme "Frei Damião - O Santo do Nordeste" será exibido no Circuito Spcine


Depois da divulgação do cartaz e trailers oficiais do filme “Frei Damião – O Santo do Nordeste”, a estreia do longa foi confirmada pela Elo Company para a quinta-feira (4), no “Circuito Spcine: Biblioteca Roberto Santos” , no bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP).

A estreia será realizada um dia antes da data de nascimento de Frei Damião. A produção também vai entrar em cartaz em Manaus (AM) e pelo menos em mais 15 cidades do Nordeste do Brasil.

A narrativa do filme segue uma linha cronológica e biográfica dos 98 anos de vida do Frei Damião, remontando a sua história, a partir da ficção, mesclando imagens inéditas captadas pelos cineastas Otacílio Cartaxo e Machado Bitencourt, já falecidos, da década de 60, e filmagens gravadas em fitas VHS durante os anos 70 até a morte do Frei, em 1997, que foram guardadas no Convento de São Félix, no Pina, Recife. 


Durante 66 anos, Frei Damião percorreu estados como Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Bahia e Ceará nas Santas Missões, e também realizou incursões no Amazonas, onde desenvolveu trabalhos entre os índios, Bahia, ­Ceará, Sergipe, São Paulo e Piauí.

O lançamento do filme foi confirmado nos cinemas Circuito Spcine: Biblioteca (SP), Centerplex Caruaru (PE), Cine São José, em Afogados da Ingazeira (PE), Cinemaxxi Cidade Luz, em Guarabira (PB), Cinema Vitória, em Aracaju (SE), Circuito Spcine: Biblioteca Roberto Santos (SP). 

Sobre o filme

O longa foi produzido pela Fábrica Estúdios, com roteiro de Nadezhda Bezerra e direção da cineasta pernambucana Deby Brennand. O objetivo do longa, através das imagens inéditas, entrevistas, depoimentos, testemunhos de milagres e reinterpretação de acontecimentos, é mostrar um ser humano que está acima da religião. Frei Damião ia além. O documentário não foca apenas nos seus adoradores, mas se preocupa em mostrar o legado do capuchinho também para aqueles que não o conhecem e desejam entender o significado dele para uma legião de fiéis.

Festivais

O filme Frei Damião - O Santo do Nordeste foi exibido como Hors Concours no Cine PE 2019 e, desde então, vem colecionando prêmios, menções e indicações. Foi super premiado no 14º Comunicurtas, festival de cinema promovido pela Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande. O documentário levou os prêmios de Melhor Fotografia (Breno Cesar), Melhor Som (Pablo Lopes, Paulo Umbelino, Pedrinho Moreira e Moabe Filho) e Melhor Roteiro (Nadezhda Bezerra), dentro da Mostra de Longas-Metragens. O documentário foi ainda selecionado para a mostra competitiva do 14ª Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, também da Paraíba. O longa também foi finalista na categoria melhor filme no festival Mirabile Dictu 2020 (Roma), um dos mais prestigiados festivais de cinema católico do mundo.

Assista ao trailer:



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!