Mais um ano mais uma lista. Em 2018 alguns filmes que marcaram o cinema (para o bem ou para o mal) completam uma década. O ano foi marcado pelo sucesso “Batman: O Cavaleiro das Trevas”, que foi tão bem recebido por crítica e público que chegou a mudar as regras do Oscar. O filme, que teve uma das melhores bilheterias do ano, incentivou a academia a aumentar os indicados a Melhor Filme de cinco para 10 filmes. O fato de ter ficado de fora da lista de indicados, mesmo sendo um dos melhores filmes do ano, fez a academia considerar aumentar os filmes possíveis na categoria nos anos seguintes. Mas esse não foi o único destaque de um ano que teve grandes sucessos, como “Quem Quer Ser um Milionário?” e “Crepúsculo”, que abriu as portas para diversos filmes do gênero. Listamos os 10 maiores filmes que fazem 10 anos a seguir. Confira:

Leia também: Qual foi o impacto da trilogia do "Cavaleiro das Trevas" no cinema?

O Curioso Caso de Benjamin Button

O Curiosos Caso de Benjamin Button
Divulgação
O Curiosos Caso de Benjamin Button

Entre os principais filmes de 2008 está o longa de David Fincher baseado no conto de F. Scott Fitzgerald foi um destaque em vários sentidos. Primeiro, os recursos de computação gráfica que permitiram envelhecer e rejuvenescer Brad Pitt foram inovadores, com tecnologias desenvolvidas especificamente para o filme. Além disso, o longa foi indicado a 13 Prêmios Oscar, incluindo para Pitt e Taraji P. Henson, ganhando três deles.

Leia também: Deu ruim! Brad Pitt e Johnny Depp são os atores menos lucrativos de Hollywood

Gran Torino

Gran Torino
Divulgação
Gran Torino

Outro destaque do ano ficou por conta do longa dirigido e protagonizado por Clint Eastwood . Apesar de ter ficado fora da disputa do Oscar, o filme foi muito elogiado ao retratar a história do veterano de guerra xenófobo que se envolve com a família de vizinhos, provenientes do Sudeste Asiático.

Trovão Tropical

Trovão Tropical
Divulgação
Trovão Tropical

Outro sucesso, dessa vez surpreendente foi “Trovão Tropical”. Escrito e dirigido pro Ben Stiller, o filme tem a marca cômica do artista, porém a sátira ao próprio cinema e, claro, as estrelas de Hollywood, fizeram desse filme um ponto fora da curva para Stiller. Soma-se a isso a atuação de Robert Downey Jr. , que lhe rendeu uma indicação ao Oscar.

Leia também: Heróis da Marvel se reúnem no trailer de “Vingadores: Guerra Infinita”

Homem de Ferro

Homem de Ferro
Divulgação
Homem de Ferro

Esse, porém, não foi o único filme estrelado por Downey Jr. no ano. Antes disso ele encarnou, pela primeira vez, o personagem que carregaria até hoje, dando início a uma das franquias de maior sucesso da Disney.  Em 2008 ele vestiu a armadura do Homem de Ferro pela primeira vez e ajudou a alavancar a franquia dos Vingadores que, 10 anos depois, começará seu desfecho com “Guerra Infinita”.

Quem Quer Ser um Milionário?

Quem Quer Ser um Milionário
Divulgação
Quem Quer Ser um Milionário

O longa de Danny Boyle dividiu a crítica. Embora muitos tenham gostado, há quem acredite que o filme seja manipulador. Ainda assim, a história de Jamal, e como ele venceu uma competição de perguntas e respostas, levando o prêmio máximo de um programa de TV, é digno de filme. Interpretado na fase adulta por Dev Patel, ele conta como sabia as respostas de todas as perguntas enquanto divide sua própria história, crescendo na pobreza de Mumbai, na Índia. O longa levou o Oscar de Melhor Filme em 2009.

Wall-E

Wall-E
Divulgação
Wall-E

A história do pequeno robô abandonado na Terra derreteu os corações de quem acompanhou sua saga tentando encontrar alguém para lhe fazer companhia. O filme da Pixar , além do sucesso comercial, traz uma fórmula diferente: o robô não fala, apenas emite sons, o que significa que o primeiro diálogo entre humanos só acontece aos 19 minutos de filme.

Crepúsculo

Divulgação
"Crepúsculo'

A saga do vampiro Edward e da mortal Bella começou há 10 anos e, para o bem e para o mal, mudou a cena para “young novels” transformados em filme. A Summit, até então um estúdio menor, apostou na diretora Catherine Hardwicke (“Aos Treze”) para adaptar a obra de Stephenie Meyer, levando para os cinemas um sucesso instantâneo. O resto é história: lobos, um romance fora das telas, traição, gravações no Brasil e inspiração para “50 Tons de Cinza”. O longa alavancou a carreira dos dois protagonistas que hoje fazem papeis bem distantes desses adolescentes, enquanto o filme abriu portas para outros como “Jogos Vorazes”, “Percy Jackson” e “Divergente”.

O Leitor

Reprodução
"O Leitor"

O filme de Steven Daldry é uma obra-prima que expõe uma das melhores atuações da carreira de Kate Winslet . Só por isso o filme já valeria a lembrança, mas o longa conta uma bela história de amor e humanidade, ao contar uma história de uma mulher mais velha que se envolve com um jovem. Ralph Fiennes completa o elenco.

Leia também: Kate Winslet: conheça os filmes para os quais a atriz foi indicada ao Oscar

Queime Depois de Ler

Queime Depois de Ler
Divulgação
Queime Depois de Ler

Antes de mostrar sua veia cômica em “Bastardos Inglórios” Brad Pitt foi muito bem levado pelos irmãos Coen em “Queime Depois de Ler”, obra-prima pouco apreciada de Joel e Ethan, mas que só melhora com o tempo.  Como sempre, Frances McDormand também tem atuação impecável em um elenco estrelado, que ainda inclui George Clooney, John Malkovich, Tilda Swinton e J.K Simmons. Filmão!

Batman: o Cavaleiro das Trevas

Reprodução
"Batman: O Cavaleiro das Trevas"

A lista fecha com o filme considerado por muitos o melhor longa de super-herói. Dirigido por Christopher Nolan, o segundo da trilogia de filmes do diretor se supera em todos os quesitos: roteiro, atuações, fotografia e até mesmo os dilemas morais expostos na figura do Coringa de Heath Legder . O ator levou um Oscar póstumo de Melhor Ator Coadjuvante, pelo papel que o abalou profundamente, e o cravou como um dos maiores do cinema. “Cavaleiro das Trevas” ainda foi indicado a outros sete prêmios, ganhando também por Melhor Edição de Som.  

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!