A partir desta quinta-feira (15), os paulistanos poderão conhecer melhor a vida e a carreira de Steve Jobs , um dos gênios do século 20. Depois de fazer sucesso no Rio de Janeiro, a exposição "Steve Jobs, o visionário" chega ao Museu da Imagem e do Som, em São Paulo.

Leia também: O fenômeno das grandes exposições de arte em São Paulo

A exposição
Caio Menezes/iG
A exposição "Steve Jobs, o visionário" começa nesta quinta-feira (15) no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo

No MIS, a mostra ocupa o 1º andar do Espaço Expositivo e o Espaço Redondo. Dividida em seis atos, a exposição mostra aspectos da carreira e da vida pessoal de Steve Jobs , sem fugir das polêmicas e fatos pouco conhecidos sobre o fundador da Apple.

O percurso é estruturado por céulas narrativas que falam sobre fases diferentes de Jobs, desde sua espiritualidade aos fracassos que teve em sua trajetória. Cada parte é recheada de materiais interessantes, como capas de revistas estampadas pelo empresário, discos que ele gostava de ouvir, peças de seus primeiros computadores e fotos especiais.

Polêmicas

A ala que fala sobre a espiritualidade de Jobs é uma das mais interessantes. O dono da Apple nunca escondeu que usou LSD, e a sala mostra até os utensílios que ele utilizava para tomar a droga. Além disso, o espaço tem livros que inspiraram o empresário.

Leia também: Desconfiança e expectativa cultural marcam inauguração da Japan House São Paulo

Já a ala dos fracassos mostra três produtos de Jobs que não deram certo, entre eles o Apple 1, a peça mais rara da exposição, fabricada em 1976. As células inovação, competição, negócios e sonho, que mostra a incursão do empresário no mundo do entretenimento através da Pixar, completam o roteiro.

Apesar do Apple 1 ser o item mais raro da coleção, a parte mais interessante da exposição é uma sala que mostra fotos inéditas do americano. Os retratos de Jean Pigozzi, que acompanhava Jobs por onde ele fosse, custaram à chegar ao Brasil, mas estão expostos em um espaço especialmente dedicado a essas imagens exclusivas. Os destaques são fotos dele zoando a IBM e conhecendo celebridades como Bono Vox.

A tecnologia e a interatividade tornam a experiência muito mais divertida. A exposição pode ser acompanhada pelo aplicativo meCult, disponível para download gratuito para iOS e Android. O app mostra informações adicionais de itens expostos. Além disso, uma experiência em realidade virtual coloca o visitante dentro da garagem de Jobs e o faz construir um computador ao lado de Steve Wozniak, co-fundador da Apple.

Leia também: Museus se preparam para nova era e se transformam em agentes do presente

"Steve Jobs, o visionário"
Quando: de 15 de junho a 20 de agosto
Horário: das 11h às 20h (de terça a sexta), 10 às 21h (sábados) e 10h às 19h (domingos)
Onde: Museu da Imagem e do Som (Avenida Europa, 158 - Jardim Europa)
Quanto: de R$ 5 a R$ 18

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!